Polícia

Vandinho Leite defende que a Guarda se torne Polícia Municipal

Foto: divulgação

A Guarda Civil Municipal foi oficialmente para as ruas em fevereiro de 2017 durante a paralisação da Polícia Militar que marcou todo o Espírito Santo. Em meio ao colapso da segurança pública, os agentes iniciaram as atividades desarmados, pois a Prefeitura da Serra não tinha conseguido liberar o porte junto a Polícia Federal. Esse fato já indicava a realidade da instituição: agentes prontos para cumprir a missão de defender e proteger a população, mas que esbarram na falta de investimentos, valorização e estrutura.

Por isso o Jornal TEMPO NOVO pesquisou os Planos de Governo de cada candidato a prefeito da Serra a respeito da Guarda Municipal. As propostas são em regra geral, similares, tratam sobre escala especial, aumento de efetivo e valorização salarial. No entanto a de Vandinho Leite (PSDB) traz alguns pontos diferentes, como a “reestruturação para transformar a Guarda em Polícia Municipal”.

Por isso a reportagem procurou o candidato para detalhar o assunto. De acordo com ele o ponto de partida é a criação da sede própria integrada a uma central de inteligência e videomonitoramento.

“Os agentes são muito aguerridos e profissionais, e atualmente sofrem com a ausência de uma sede própria, isso atrapalha demais o serviço. Qualquer força de segurança precisa ter uma central de comando para desenvolver inteligência estratégica no combate ao crime. Esse é nosso ponto de partida”, disse Vandinho.

Ainda de acordo com ele, a mudança do nome não é apenas no sentido terminológico, mas explicita uma “mudança cultural” na instituição.

“Os criminosos na Serra estão portando armas mais pesadas e estão cada vez mais agressivos e ousados. Por isso a Guarda tem que ser reestruturada no sentido de se tornar uma polícia municipal. Na prática vamos comprar armamento pesado como a carabina calibre 12, vamos investir em equipamentos mais modernos e trazer inteligência tecnológica. Além disso, vamos investir em qualificação. Isso tudo vai dar mais poder de policiamento ostensivo”, explicou.

Perguntado sobre os recursos que serão destinados a esse investimento, Vandinho retruca: “Queremos melhorar os serviços, é essa a demanda da população. Melhorando os serviços ficamos menos dependentes das obras. A única forma de fazer isso é com tecnologia. Modernizando a prefeitura, conseguiremos devolver serviços de qualidade, e ai se encaixam os investimentos em segurança”, disse.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Dia das Mães: doe leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…

16 minutos atrás

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

24 horas atrás

Cão farejador encontra 2kg de entorpecentes na Serra

Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…

1 dia atrás

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto de coral, oficinas e brincadeiras

Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…

1 dia atrás

Serra + Cidadã chega em Central Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…

1 dia atrás

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

2 dias atrás