Notícias

Vandinho Leite faz maioria e pode ser o novo presidente da Assembleia Legislativa

Caso seja eleito presidente da Assembleia, seria o primeiro morador da Serra a assumir a função após 173 anos.

O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) está sendo cotado para ser escolhido como novo presidente da Assembleia Legislativa para o próximo biênio (2023-2024). De acordo com fontes internas da política capixaba, Vandinho já teria o apoio de 20 parlamentares.

Oficialmente, ele é o líder de um bloco que se formou com 24 deputados, destes, 20 já teriam declarado apoio a Vandinho. Entre os pares que têm domicílio eleitoral na Serra, o deputado recém-eleito, Pablo Muribeca (Patriota) está contido nos 24 deputados que assinaram o blocão, porém, ainda não declarou voto especificamente em Vandinho. De acordo com informações de bastidores, isso ainda pode acontecer até o final desta semana, o que poderia fortalecer Pablo internamente, caso Vandinho seja efetivamente eleito presidente da Assembleia. Já o deputado Alexandre Xambinho (PSC) está fora do bloco majoritário.

A lista com os nomes dos deputados ainda não foi divulgada para a imprensa, mas o número bate recorrentemente com várias fontes ouvidas pela reportagem e que pediram anonimato. Vandinho já teria um diálogo aberto com o governador do Estado e com várias forças da sociedade civil organizada. Deputado exercendo seu 4º mandato, Vandinho tem 44 anos de idade, é advindo da área empresarial no setor de T.I e já exerceu por duas vezes a função de secretário de Estado.

Ele é tido como um político moderado e ficha limpa, não tem nenhum caso de corrupção ou improbidade relacionada ao seu nome, fato que sempre pesa na Assembleia Legislativa, em vista dos casos que ocorreram no final dos anos 1990, quando a Casa de Leis foi tomada por políticos relacionados ao crime organizado e que mancharam o nome do Espírito Santo na Federação.

A eleição interna da Assembleia ocorre no início de fevereiro e vai escolher os deputados responsáveis por organizar e dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Casa. Compõem a Mesa Diretora o presidente e o 1º e 2º secretários, eleitos a cada dois anos pelos deputados estaduais. Seus membros são eleitos em sessão preparatória, no início do primeiro e terceiro anos da legislatura, sendo permitido ao presidente se reeleger. Para substituir o presidente são eleitos o 1º e 2º vice-presidente. Já para suprir a falta do 1º e 2º secretários são escolhidos o 3º e 4º secretários.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

3 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

3 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

4 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

4 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

4 horas atrás