Uma das soluções estruturantes para que o Brasil consiga promover uma campanha anual de imunização em massa é o desenvolvimento de uma vacina nacional. Nesse sentido, o Instituto Butantan em São Paulo lidera os estudos para elaboração da Butanvac. Motivado por isso, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) esteve nessa quarta-feira (07) na sede do instituto.
De acordo com ele, o objetivo foi conhecer o trabalho científico em torno da primeira vacina legitimamente brasileira, e carregar consigo o nome do Espírito Santo, para que o Estado esteja na 1° fila para receber as doses.
“Estamos muito animados; vamos parar de depender de vacinas estrangeiras, bem mais caras e muitas vezes menos eficientes. A Butanvac será uma vacina tecnologicamente superior e vai imunizar também contra a gripe (Influenza). Vim aqui para garantir que os capixabas estejam entre os primeiros”, disse Vandinho.
Ainda segundo Vandinho, a expectativa é que o intervalo entre a 1° e 2° dose seja de no máximo 28 dias, com isso, o processo de imunização completa será bem mais veloz.
“O que queremos é que o Espírito Santo e as cidades capixabas possam fazer compra direta das vacinas, assim, poderão depender menos do Ministério da Saúde e agilizar a campanha. A expectativa é que até o fim do ano, a Butanvac já esteja sendo aplicada nos brasileiros. Assim, teremos um 2022 com muitas esperanças. Até porque, as campanhas contra covid-19 terão que ser anuais, e temos que acabar de uma vez por todas com essa corrida por vacinas, que deixa a população exausta”, completou.
Segundo o parlamentar capixaba, essa incursão por vacina irá abrir as portas para que o Espírito Santo esteja entre os estados que poderão receber as doses.
“Foi uma visita para criar relacionamento e abertura, no sentido de no futuro próximo, termos uma ponte sólida que traga vacinas em massa, salve vidas e retomemos a economia, empregos e o bem estar da população”, finalizou.
Além de covid-19, Butantan avança em vacina contra dengue
Além de conhecer as estruturas de um dos maiores institutsos de pesquisa científica do mundo, Vandinho volta para o Estado cheio de novidades repassadas a ele em primeira mão pela diretoria do órgão.
O deputado capixaba conheceu o laboratório em que está sendo produzida uma vacina visando ao combate da dengue no País. O imunizante já esta em fase final dos estudos clínicos para liberação.
“Fiquei realmente impressionado com a grandeza, organização e também com a estrutura do Instituto. É emocionante saber que, ali estão sendo feitos constantes estudos e pesquisas cuja a principal finalidade é apenas uma, hoje: salvar vidas”, disse o deputado.
Ele percorreu cada laboratório, onde recebeu explicações sobre cada uma das vacinas que têm sido desenvolvidas a partir das pesquisas feitas no Butantan. A visita, que foi guiada, durou toda a tarde de hoje.