Por apenas 2,5% dos percentuais de votos, o candidato Vandinho Leite não foi para o segundo turno. Por isso ele se tornou peça importante no contexto eleitoral, já que Fábio Duarte – apoiado pelo prefeito Audifax Barcelos – e Sérgio Vidigal duelam para ver quem será o próximo prefeito.
Vandinho ficou em 3º lugar com 35.838 votos e manteve um discurso ao longo da campanha do ‘chega de Audifax e Vidigal’, referindo-se ao revezamento entre ambos que já duram 24 anos. Mesmo com a derrota, o meio político vem reconhecendo que o deputado aumentou seu cacife político.
Durante a semana, muitos interlocutores de Fábio/Audifax e de Vidigal tentaram fazer investidas em Vandinho, buscando seu apoio. No entanto, segundo aliados do deputado, ele manteve distanciamento visando à neutralidade e a coerência de narrativa.
Vandinho tem evitado falar com a imprensa, mas na tarde dessa quinta-feira (19) encaminhou nota se posicionando sobre o 2º turno no município.
Veja na íntegra:
Meus amigos e minhas amigas da Serra,
Durante os últimos 45 dias apresentamos à cidade a mais factível opção de renovação entre os candidatos que estavam colocados. A campanha eleitoral foi dura: uma disputa entre dois já conhecidos modelos que se revezam no poder há 24 (e que agora vão para 28 anos) e uma forma nova de fazer política: com foco em resultados para todos.
A maioria dos serranos escolheu a receita antiga, e esse voto tem de ser respeitado. Mas também em respeito aos 35.838 serranos que escolheram a renovação eu decidi não apoiar qualquer dos dois candidatos no segundo turno. Vou me manter fiel ao desejo dos 16,87% da população da nossa Serra que entendeu que a cidade precisa avançar e que as roupas velhas já não nos cabem mais.
Vandinho Leite