O parecer assinado pelo procurador Carlos Vinícius Cabeleira, do Ministério Público Eleitoral (MPE), pela anulação dos votos do candidato a deputado federal derrotado Rogerinho Pinheiro (PHS) pode alterar o quadro de eleitos para o cargo no Estado.
A mudança implicaria na saída de Marcus Vicente (PP) da lista dos eleitos e subida de Vandinho Leite (PSB) para o Congresso Nacional. A ação tramita agora no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cuja assessoria não informou a data de apreciação.
A mudança acontecerá porque Vicente está na coligação PRB/PP/PTB/PHS/PPS/PSD/PV junto com Rogerinho. Este teve 16,3 mil votos.
Vandinho Leite disputou pela coligação (PRTB/PSB/PSL/PTN) e obteve 86,5 mil votos, mas não conseguiu se eleger. Já Marcus Vicente foi eleito com 45,5 mil votos.Vandinho foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas não atendeu o celular.
O presidente estadual do PSB, Carlos Ciciliotti, comentou que o partido vai aguardar a decisão da Justiça Eleitoral. “Ambas as coligações caminharam com o PSB na majoritária e o nosso partido ficará isento nesse processo”, disse.
O parecer do procurador se baseia na denúncia de que Rogerinho, que é vereador de Vitória, teria participado da inauguração de uma obra pública e divulgado o fato numa rede social fora do prazo permitido.