Categories: Política

Vandinho propõe que ES continue divulgando ocupação de leitos após pandemia

Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

Com ou sem a pandemia do novo coronavírus, a disponibilidade de leitos no sistema público de saúde sempre foi objeto de muita reclamação por parte da população. No ES, antes da pandemia, saber a quantidade de vagas de enfermaria e UTI nos hospitais era uma das tarefas mais complicadas. Porém uma proposta apresentada na Assembleia Legislativa pode mudar essa realidade.

Isso porque, com o avanço da Covid-19, o Estado criou um portal online para divulgar informações referentes a doença, em especial o número de leitos disponíveis em cada unidade hospitalar, além também de divulgar contratos emergenciais e licitações, por exemplo. Chama-se Painel Covid-19, e segundo a proposta – de autoria do deputado Vandinho Leite (PSDB), o portal deverá ser adaptado para o pós pandemia mantendo a divulgando das informações referentes a saúde, em especial a ocupação de leitos.

“Meu projeto corrige um erro, que é o monopólio do Estado nas informações públicas referente a ocupações de leitos e similares”, explica o deputado.

Na prática, esse novo portal seria um ambiente virtual, a partir da experiência com o Painel Covid-19, que disponibilizará as informações sobre a ocupação do leitos e a situação das principais doenças no Espírito Santo, de forma transparente e diária, mantendo inclusive a checagem de informações por municípios, por bairros e por região de saúde, faixa etária e sexo, como tem sido feito com o coronavírus.

“A transparência das informações públicas sobre a saúde podem ajudar a população no controle social. As pessoas estão muito mais atentas que antigamente, e hoje tem espaço de fala, por meio da internet. A democratização de informações , especialmente referente a saúde pública é um passo que precisa ser dado o quanto antes. Além disso auxiliará os órgãos de controle, incluindo a Assembleia, que deve fiscalizar o Executivo”, detalhou.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

5 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

5 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás