Após a divulgação dos resultados da pesquisa Enquet/TN, o candidato a prefeito da Serra, Vandinho Leite (PSDB) – que ocupa o segundo lugar da intenção de votos dos eleitores serranos – afirmou que a cidade se mostra cansada do revezamento que dura décadas, entre o atual chefe do Executivo, Audifax Barcelos (Rede), e o ex-prefeito, Sérgio Vidigal (PDT).
Conforme divulgado pelo TEMPO NOVO, a pesquisa Enquet/TN – que é a primeira contratada por um veículo de comunicação da Serra no pleito municipal deste ano – revelou que o candidato Sérgio Vidigal lidera as intenções de votos para prefeito da Serra, com 41.11%. Em segundo lugar isolado está Vandinho Leite (PSDB) que tem 15,44%. Estes dados se referem à pesquisa estimulada – que é aquela da qual o entrevistado precisa optar por nomes pré-definidos.
Em contato com a reportagem, Vandinho Leite afirmou que recebeu com alegria e respeito o resultado da pesquisa. “Agradeço a cada um dos serranos pelos 15,4% das intenções de voto em apoio a mim e ao meu projeto de renovação para a Serra.”
Ainda segundo ele, os eleitores demonstram cansaço do revezamento de poder. “Com esse resultado, a nossa cidade mostra que está cansada desse revezamento de poder que já dura duas décadas. E um dos meus principais compromissos com os serranos, firmado em cartório, é o de não me reeleger, caso se tiver a opportunidade de ser prefeito da Serra.”
Desde 1996, apenas Audifax e Vidigal foram prefeitos da Serra
Desde 1996 que apenas dois prefeitos se elegeram na cidade: Sérgio Vidigal e o atual prefeito Audifax Barcelos. De acordo com levantamento do Jornal A Gazeta por meio de dados do IBGE, caso Vidigal volte administrar a Serra, a cidade será um caso inédito no país do quesito menor alternância no poder.
O atual deputado federal Sérgio Vidigal é candidato ao cargo de prefeito pela sétima vez em 28 anos: (1992, 1996, 2000,2008, 2012 e 2016), dessas, ele venceu em três situações.
Esse ano, Audifax Barcelos não poderá ser candidato, pois já esgotou a possibilidade de reeleição. No entanto, ele lançou o nome do vereador Fábio Duarte (Rede) como seu sucessor.
Pesquisa estimulada
Pesquisa Enquet contratada pelo jornal TEMPO NOVO mostra que o candidato Sérgio Vidigal (PDT) lidera as intenções de votos para prefeito da Serra, com 41.11%. Em segundo lugar isolado está Vandinho Leite (PSDB) que tem 15,44%. Ele é seguido por Fábio Duarte que marcou 7%, pouco menos da metade do segundo colocado. Em sequência vem Bruno Lamas – 4.44%, Alexandre Xambinho – 2,56%, Luciana Malini – 1,22%, Ebinho e Gracimeri Gaviorno ambos com 0,56%.
Estes dados se referem à pesquisa estimulada – que é aquela da qual o entrevistado precisa optar por nomes pré-definidos. Foi ouvida uma amostra de 900 entrevistados entre os dias 21 e 22 de outubro – o maior índice entre as pesquisas já publicadas. O que confere uma margem de erro menor, que é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos em um coeficiente de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES01127/2020.
A Enquet ainda perguntou para cada entrevistado se o voto declarado na estimulada já está decidido ou se o eleitor ainda pode mudar de ideia. Do total, 49,11% afirmaram que ‘já está definido’, enquanto 34,78% disseram que ‘ainda pode mudar’; e 16,11% não souberam ou não opinaram.