Serra, 19 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 28 de Maio de 2018 às 11:14

Vans param em apoio a caminhoneiros e estudantes ficam sem transporte na Serra


 

Ato dos motoristas autônomos de vans em Jacaraípe nesta segunda-feira (28). Foto: Divulgação/Tio Juninho Transportes

Bruno Lyra

A greve dos caminhoneiros ganhou a solidariedade de motoristas do transporte escolar na Serra, o que está afetando o deslocamento de estudantes. Na manhã desta segunda – feira (28) os motoristas de vans deixaram o serviço para fazer atos de apoios aos caminhoneiros em Jacaraípe e na BR 101, na região entre Serra Sede e Chapada Grande, num dos pontos de bloqueios de veículos da carga na rodovia.

De Jacaraípe, o motorista Diones Caramelas Neto, mais conhecido como Tio Juninho Transportes, disse que o setor também vem sendo afetado pelo preço alto e flutuante do diesel. “Aqui em Jacaraípe estamos concentrados na praça Encontro das Águas. O ato continuará à tarde. Houve carreta na Abdo Saad, Feu Rosa e Laranjeiras, até retornamos a Jacaraípe. Temos o apoio da população e das escolas, que não puderam suspender as aulas, mas prometeram não dar atividades avaliativas”, frisa.

Segundo a presidente do Sindicato de Transportes Escolares, Universitários e de Turismo do Espírito Santo (Sintees), Silvia Regina Gonçalves Rocha, o ato partiu dos próprios motoristas autônomos que combinaram via aplicativos de mensagem. “Não é organizado nem tem o apoio do Sindicato. A participação é por decisão individual de cada motorista. Mas eu, pessoalmente, concordo com o ato”, frisa.

Por conta da situação parte das 436 vans que fazem o serviço na Serra estão paradas, afetando estudantes de escolas públicas, privadas e universitários. “Só estão trabalhando as Vans que prestam serviço as escolas da prefeitura via licitação. Motoristas autônomos aderiram ao ato, que a princípio acontece apenas nesta segunda-feira”, explica.

Segundo Regina o ato também acontece em outros municípios capixabas. E a princípio ocorrerá apenas nesta segunda-feira, não é uma greve.

Ônibus escolares estão circulando

Já os motoristas de ônibus que atendem o transporte municipal por contrato estão trabalhando, assim como as vans na mesma situação. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, as escolas estão tendo aula e o transporte escolar municipal segue operando. Um motorista de ônibus escolar que atende o município confirmou a informação.

Risco de suspensão do serviço

Mas, pelo menos para as vans, a falta de combustível pode paralisar o serviço nos próximos dias. É o que afirma a motorista que atua no município, Leda Schuwarten. “Hoje está tendo o ato, mas sei de colegas que já não estão conseguindo tirar o carro de casa por falta de combustível. Ainda tenho um pouco de combustível, mas se não conseguir abastecer nos próximos dias terei que parar. E conheço muita gente na mesma situação”, afirma.

O cenário descrito por Leda do risco de suspensão do serviço por conta do desabastecimento foi confirmado pela presidente do Sintees, Silva Regina Gonçalves Rocha.     




O que você acha ?

Você vai votar em quem para presidente?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por