Categories: Economia

Varejo dá descontos de até 50% e espera Black Friday mais aquecida

O empresário Ralph e a gerente Ingrid Santos da loja Ternos.Com já sentiram o aumento das vendas e preparam desconto de até 70% para atrair mais clientes. Foto: Fábio Barcelos

Hoje (23) acontece a tradicional Black Friday, data criada pelo comércio norte-americano que se consolidou no Brasil em 2011 e marca o início da temporada de compras natalinas, prometendo grandes descontos. E o varejo serrano espera que as vendas deste ano sejam maiores que em 2017, com descontos de até 50%.

Nas redes Sipolatti, a expectativa é de que as vendas na data sejam 30% maiores em relação a Black Friday de 2017 e para isso houve ampliação no Centro de Distribuição (CD) e novas contratações, segundo o diretor de vendas e serviços,Rildo Reis Pereira.

“Esperamos vender 30% a mais na data e para isso ampliamos nosso CD em 2,5 mil m², contratamos mais 50 vendedores, 15 no setor de crédito, 30 na distribuição e 25 na administração. Percebemos que as pessoas estão mais otimistas e a expectativa é de que essas pessoas fiquem até janeiro e que 50% sejam efetivadas depois”, explica.

Ele aponta que os produtos mais procurados têm sido da linha branca (freezers, lavadoras), cuja demanda aumentou há uns quatro meses, e a linha marrom (TV, eletroeletrônicos), que estava em baixa e aumentou este mês. “Preparamos promoções agressivas e temos descontos reais de até 50% no preço de alguns produtos”, aponta.

O gerente da loja de roupas Cristal Graffiti em Laranjeiras, Renan Felipe, espera aumento de até 40% nas vendas. “A expectativa é de vendermos de 30 a 40% a mais que 2017. As pessoas se seguraram muito, mas depois da eleição estão mais animadas, indo às ruas. Preparamos descontos de até 50%”, detalha.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Serra Samuel Vale, a expectativa do comércio é de que as vendas cresçam 10% em relação à Black Friday de 2017. “Percebemos um pequeno aquecimento no comércio e esperamos um aumento de 10% em relação ao ano passado. As lojas mais procuradas são as que trabalham com móveis e eletrodomésticos”, explica.

Procon do município de olho em fraudes

O Procon da Serra está nas ruas desde o início de novembro, de olho nas lojas e anúncios de promoções. Os fiscais encontraram, por exemplo, um fogão que no início do mês custava R$1.700 e na semana passada passou para R$1.799.

A fiscalização voltada à Black Friday segue até o dia 30 de novembro, mas hoje e amanhã (24) haverá plantões percorrendo os principais pontos comerciais da cidade.

Denúncias ao Procon podem ser feitas pelos telefones 3252-7243/7242. É importante guardar provas, como fotos e encartes.

Dicas para as compras:

– Compare preços;

– Desconfie de descontos muito altos;

-Veja se as mercadorias são mostruário, estão violadas, obsoletas ou encalhadas;

– Se comprar em site, verifique informações e opiniões de quem comprou;

– Pergunte sobre a loja a conhecidos, amigos e familiares

– Use sites que fazem comparativos de preços;

– Use sites oficiais. Cuidado com e-mails de propaganda e links que podem levar a sites fraudulentos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ação de fiscais da Prefeitura desmonta ocupação irregular em Cidade Pomar

Uma ação integrada com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) resultou…

3 horas atrás

Homem pede para fazer test-drive e rouba caminhonete que queria comprar na Serra

O homem pediu para fazer um test-drive e roubou a caminhonete que afirmou que gostaria de comprar, na Serra. Crédito:…

7 horas atrás

Grupo Curtição celebra 9 anos com festão no Arpoador, na Serra

O grupo de pagode Curtição completa nove anos de estrada e prepara uma grande festa para comemorar a data. O…

7 horas atrás

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo. Crédito: Divulgação Com a proximidade do final do…

8 horas atrás

Guarda Municipal da Serra aborda 12 ônibus em operação na Avenida Norte Sul

Na última segunda-feira (11), a Operação Coletivo Seguro, realizada pela Guarda Municipal da Serra, abordou 12 ônibus que transportavam cerca…

9 horas atrás

A importância da prevenção da Leishmaniose

A leishmaniose não é uma doença transmitida diretamente de um cão para outro, mas sim através da picada de mosquitos…

9 horas atrás