Um funcionário do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, foi contaminado pela nova variante do coronavírus, descoberta no Amazonas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), neste sábado (13). Além disso, o Estado afirma que existem outras quatro linhagens do vírus em território capixaba.
O TEMPO NOVO apurou que, além do funcionário, a nova variante também foi encontrada em um paciente que veio transferido de Manaus ao ES, após o governo do Estado oferecer 36 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para doentes do Amazonas, que vive um colapso na saúde pública.
O Estado também explicou que amostras de pacientes capixabas foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). Já as amostras “inconclusivas” e de pacientes suspeitos de infeção por novas linhagens do Coronavírus foram encaminhadas para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Foi através destes exames, que identificaram cinco tipos de linhagens no Espírito Santo (confira no final do texto).
Pacientes do Amazonas
Ao todo, 36 pacientes de Amazonas foram transferidos ao Espírito Santo. Destes, cinco morreram – sendo que um dos óbitos foram confirmados neste sábado. Outros 16 foram curados e já estão de volta ao seu estado de origem e 15 permanecem sobre cuidados no Hospital Jayme.
O Estado afirma que não é possível relacionar o caso do funcionário com o paciente de Manaus, uma vez que o teste positivo foi feito menos de 48 horas após o contato, além do relato de sintomas nos dias anteriores a este contato com o paciente.
Variantes no ES:
- B.40 – identificada entre os primeiros casos do estado, amostra de caso importado, em período que não havia transmissão comunitária;
- B.1.1.33 – identificada ao longo do ano de 2020, em pacientes de transmissão comunitária.
- B.1.1.28 – identificada em janeiro de 2021, linhagem não documentada anteriormente, em paciente de transmissão comunitária não relacionada com pacientes oriundos de Manaus recebidos pelo Espírito Santo para tratamento da Covid-19;
- P1 – identificada exclusivamente em pacientes oriundos de Manaus;
- P2 – identificada em um paciente de Manaus e em funcionário(a) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, rastreado por meio da testagem de assintomáticos e devidamente isolado.