Renato Ribeiro
Moradores da rua Itu em Barcelona, estão sofrendo há dois meses com um vazamento de esgoto e com tudo de ruim que essa situação atrai: mau cheiro, insetos e ratos. A situação também ajuda a degradar a área verde do bairro e também a lagoa Jacuném, já que o esgoto acaba indo parar lá sem tratamento.
O vazamento está ocorrendo nas tubulações e também em caixas de passagens localizadas na área verde que circunda a rua Itu naquele trecho do bairro. “O mau cheiro está insuportável. É até difícil a gente se alimentar com esse cheiro forte de esgoto chegando dentro de nossas casas. A quantidade de mosquitos também aumentou muito nas últimas semanas. Mesmo com todo esse calor, estamos vivendo com portas e janelas trancas, para minimizar o problema”, disse a moradora Cristina Carvalho.
Para o morador Jorge Gonçalves, nos dias de sol forte, a solução encontrada, foi sair de casa com a família por causa do mau cheiro e da grande quantidade de mosquitos. “O mau cheiro é a quantidade de mosquitos é muito grande. Nosso maior medo é que haja a proliferação do mosquito da dengue, já que estamos no período de verão”, relata Gonçalves.
Os moradores afirmam que fizeram contato com a Cesan/Serra Ambiental, Parceria Público Privada que faz a gestão do esgoto da cidade, pedindo que consertem os vazamentos.
Mas a assessoria de imprensa da Cesan disse que não recebeu por meio do Canal de Atendimento (115), nenhum chamado referente a extravasamento de esgoto na Rua Itu. Mesmo assim, uma equipe esteve no local nesta terça-feira, 30, realizando a desobstrução da rede.
Também através da assessoria de imprensa, a prefeitura da Serra informou que uma a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) foi até o local e não constatou irregularidade, já que a Cesan/Serra Ambiental já havia reparado o dano.