Meio Ambiente

Veado é atacado por cachorro, tenta fugir e morre nas areias da praia de Jacaraípe

O veado foi encontrado em Jacaraípe. Foto: Divulgação | Fiscalização Ambiental

A beleza da praia de Jacaraípe – que atrai moradores e turistas todos os dias da semana – foi ofuscada por uma triste cena durante a manhã desta segunda-feira (22). O corpo de um cervo encontrado morto chamou atenção de populares que caminhavam pelas areias do balneário. A história que conta como o animal foi parar ali é, no mínimo, curiosa. O ‘bichinho’ foi atacado por um cachorro, tentou fugir, acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.

O animal é da espécie Veado-mateiro e, segundo biólogos, não é raridade na cidade. Sua carcaça apareceu na praia de Castelândia, segundo proprietários de quiosques da região, durante este domingo (21), mas a Fiscalização Ambiental da Serra foi acionada somente nesta segunda-feira.

Ronaldo Freire, Auditor Fiscal de Atividades Urbanas de Meio Ambiente da Serra, conversou com o TEMPO NOVO e disse que o animal possuía diversas mordidas de cachorro em seu corpo, o que indica que ele foi atacado. “Eram muitas mordidas e ele tentou sair, provavelmente de uma mata da região, e conseguiu chegar à praia, onde morreu e depois foi encontrado”, explicou.

Ainda segundo Ronaldo, esse tipo de situação não é comum. “Esses animais não costumam aparecer na praia, então essa é a explicação”. Questionado se é comum ataques de cachorros a cervos, o auditor fiscal disse: “não é comum isso acontecer isso para nós é uma novidade”.

Na linha cronológica dos acontecimentos, moradores avistaram a carcaça do animal e acionaram o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), comandado por Claudiney Rocha. Após isso, o Ibraff solicitou a presença da Fiscalização Ambiental da Serra. No local, a Fiscalização acompanhou a retirada da carcaça do animal – que foi feita de forma correta e seguindo os protocolos determinados.

A reportagem também conversou com Claudiney Rocha. “Nós fomos chamados hoje cedo. Todos achavam que se tratava de um animal marinho, mas não era. O pessoal do quiosque disse que o animal estava lá desde ontem”, contou.

Claudiney afirmou que existem outros cervos na Serra. “Já vimos da espécie na área  de restinga na região de Capuba a Nova Almeida”.

O veado foi encontrado em Jacaraípe. Foto: Divulgação | Fiscalização Ambiental
O veado foi encontrado em Jacaraípe. Foto: Divulgação | Fiscalização Ambiental
O veado foi encontrado em Jacaraípe. Foto: Divulgação | Fiscalização Ambiental
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

10 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

13 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

15 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

15 horas atrás