Um dos maiores perigos que as pessoas idosas sofrem, são as quedas. O número de acidentes do tipo são alto. Pensando nisso, as pessoas tomam várias providências, como, escadas iluminadas, interruptores perto da cama, barra de suporte em banheiro e corredores e pisos antiderrapantes.
Só que outro fator pode ajudar bastante para diminuir as chances de queda. Uma delas é o fortalecimento muscular e exercícios de equilíbrio. Essas são medidas que devem ser avaliadas pela família e equipe médica para ajudar a prevenir as quedas entre os idosos.
Segundo geriatras e fisioterapeutas da Unimed Vitória, ao contrário dos jovens e adultos, os idosos não conseguem se proteger durante um tombo, o que pode ocasionar hematomas e fraturas. O fortalecimento muscular pode fazer diferença na vida do paciente com idade avançada. O medo de cair leva o idoso a ficar sedentário e o deixa mais vulnerável a quedas.
“Exercícios de fortalecimento muscular como musculação, pilates como exercícios de equilíbrio e resistidos, são excelentes. Com a idade perdemos músculo e ganhamos gordura e, esta perda, predispõe as quedas. Tem que fazer exercícios para recuperar a força muscular”, avalia a geriatra Janaína Alvarenga Rocha.
A Unimed Vitória possui o Grupo Idade Saudável, do programa de promoção à saúde Viver Bem, em que o idoso recebe atendimento individual e participa de grupos e atividades físicas por meio de treinamento funcional dirigido.