BrasilTEMPO NOVO
As notícias nacionais que interessam a você

Prova do concurso da Receita Federal, veja como se preparar nesta reta final

prova
Concurso público foi aberto pela Receita Federal. Crédito: Divulgação
NATALIE VANZ BETTONI

As provas para o concurso da Receita Federal serão realizadas neste domingo (19). Há 156.373 inscritos para 699 vagas, divididas entre os cargos de analista tributário e auditor fiscal.

Os exames ocorrerão em todas as capitais do país. Inscritos podem conferir seu local de prova no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/rfb22.

A maioria das vagas (469) é para o cargo de analista tributário; as 230 restantes são para auditor fiscal. Há cotas para pessoas com deficiência e para negros, correspondendo a 5% e 20% do total, respectivamente.

O que esperar do dia de provas

O dia de provas será dividido em duas etapas. Pela manhã, das 8h às 12h30, será realizada a prova objetiva de conhecimentos básicos. À tarde, entre 15h e 19h30, será o exame de conhecimentos específicos, além da prova discursiva. Os candidatos devem chegar com no mínimo meia hora de antecedência, considerando o horário oficial de Brasília (DF).

Segundo o edital, a prova objetiva terá 140 questões de múltipla escolha entre cinco alternativas, com apenas uma resposta correta. As disciplinas abordadas e o número de questões por turno variam de acordo com o cargo.

+ Educadores retomam plano de criar o 4º ano do ensino médio no Brasil

É necessário acertar metade das questões dos exames de conhecimento básicos e específicos, além de não zerar em nenhuma das disciplinas, para não ser eliminado. Entre os aprovados nesta etapa, apenas uma parcela terá a prova discursiva corrigida, de acordo com a classificação na prova objetiva.

Momento é de revisão, apontam professores

“O candidato precisa aceitar que, neste momento, não há mais tempo para aprender conteúdos novos”, diz Arthur Lima, professor do Direção Concursos. Para o professor, o candidato deve focar em aumentar a chance de acertar questões sobre o que já foi estudado.

Lima pontua que é importante tentar encaixar a realização de exercícios, mas a prioridade é a revisão teórica, que prepararia o candidato para uma diversidade maior de assuntos que podem ser explorados. “É bem provável que a FGV vá fazer uma prova especialmente desenhada para o órgão, e isto pode significar que muitas questões da prova não guardem relação direta com questões cobradas em provas anteriores.”

Alexandre Meirelles, professor no Gran Cursos Online, concorda que o custo-benefício é maior ao relembrar conteúdos já estudados e recomenda que, se possível, o candidato assista a aulas ou leia materiais de revisão de algumas disciplinas, focando especialmente as partes que envolvem decorar leis e fórmulas matemáticas.

Também ressalta a importância do descanso nestes últimos dias: “Estudar pouco, descansar, tentar dormir bem, consumir refeições leves e decorar as últimas informações que envolvem mais decoreba.”

Para Lima, a véspera da prova é um bom momento para fixar tais conteúdos: “É o caso, por exemplo, das várias fórmulas de estatística. Quando fiz o concurso e fui aprovado para os cargos de auditor e analista, dediquei estes momentos finais justamente à memorização destas fórmulas e de outros aspectos presentes em disciplinas como contabilidade, economia, direito previdenciário e legislação tributária.”

Dedique tempo ao planejamento da prova da receita

“Trata-se de uma prova extensa, com muitos conteúdos distintos, e bastante cansativa. É fundamental definir desde já por qual disciplina o candidato irá começar a prova, quando fará a parte discursiva e se fará ou não um rascunho antes de escrever à caneta”, recomenda Lima.

O professor indica não fazer rascunho, mas sim, escrever uma lista de tópicos para guiar o pensamento durante a produção do texto definitivo, permitindo economizar tempo na prova discursiva.

Além disso, o candidato deve ter cuidado com o tempo de resolução das questões objetivas. “Precisa ter em mente a regra do edital: nenhuma questão da prova tem peso maior que a outra. Portanto, se uma questão está muito longa, trabalhosa, ou mesmo difícil, é melhor avançar para a próxima e tentar garantir um volume maior de acertos”, recomenda Lima.

Caso sobre tempo, tais questões podem ser revisitadas ao final da prova. “Também é importante lembrar que o candidato não pode zerar nenhuma disciplina. Portanto, por segurança, é importante tentar garantir pelo menos duas ou três questões em cada matéria”, diz o professor.

Como a prova consiste em dois turnos, o planejamento do horário do almoço não é menos importante: “É importante já pesquisar algumas opções de alimentação nas imediações, caso o candidato não vá levar a sua refeição, e buscar alguma forma de relaxar após o almoço para voltar bem disposto para enfrentar a prova do período vespertino”, recomenda Lima.

Ansiedade é comum nesta reta final

Meirelles diz que a ansiedade é normal nesta reta final, mas relembra os candidatos que o concurso é mais uma tentativa de ser aprovado na área, e não a única: “O concurso da Receita Federal é mais um dos vários concursos fiscais que tivemos nos últimos meses e ainda teremos nos próximos. Faça a prova com todo o afinco possível e acredite em você.

Acredite que fazendo bem seu papel, será questão de tempo encontrar seu nome no Diário Oficial da União ou em algum estadual ou municipal.”

O professor também ressalta a importância de confiar em sua preparação e lembrar que não existe o estudante perfeito: “Ter a consciência de que se estudou de forma correta boa parte do tempo, tem grandes chances de realizar uma boa prova. Confiar no seu conhecimento e não colocar toda a pressão do mundo em sua aprovação, pois há vida após prova, sendo aprovado ou não”, conclui Meirelles.

O que levar no dia da prova

Segundo o edital, no dia da prova os candidatos devem levar:

  • Caneta esferográfica de material transparente, com tinta azul ou preta;
  • Documento de identidade original;
  • Comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa de inscrição.

O que esperar da prova objetiva para auditor fiscal?

A prova de conhecimentos básicos para o cargo de auditor fiscal, realizada pela manhã, contará com 80 questões. Os temas mais abordados serão língua portuguesa e fluência em dados, cada um com dez questões.

No período da tarde, a prova objetiva de conhecimentos específicos envolverá 60 questões. As disciplinas mais abordadas serão direito tributário e legislação aduaneira, com dez questões cada.

O que esperar da prova objetiva para analista tributário?

Para o cargo de analista tributário, a prova de conhecimentos básicos contará com 70 questões. O edital prevê que as disciplinas mais cobradas serão língua portuguesa e fluência em dados, cada uma com 15 questões.

À tarde, a prova de conhecimentos específicos também terá 70 questões, com a maioria (16) focada em direito tributário e previdenciário.

Como será a prova discursiva do concurso da receita?

Para o cargo de auditor fiscal, serão duas questões discursivas, cada uma valendo 30 pontos. Já para candidatos à analista tributário será apenas uma questão discursiva, também valendo 30 pontos.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Motociclista com tornozeleira eletrônica e passageiro são presos com 1kg de maconha na Serra

Um motociclista de 27 anos e o passageiro de 23 anos foram presos na noite dessa quinta-feira (28) com um quilo de maconha. O...

Skatistas da Serra se unem para reativar associação

Com o objetivo de reativar a Associação dos Skatistas Capixabas 12 skatistas capixabas se reuniram em Nova Almeida, no último dia 20, quando puderam...

Médica oncologista aponta mitos e verdades sobre câncer de pele

No último mês do ano acontece a campanha Dezembro Laranja, voltada para a conscientização e prevenção do câncer de pele, o tipo mais incidente...

Comunicados – 28/11/2024

publicidade legal - 28-10-2024Baixar

Lama da Samarco: Serra receberá R$ 106 milhões do maior acordo socioambiental do mundo

Era 23 de dezembro de 2015, uma manhã de quarta-feira, quando a lama proveniente do rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton)...

Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda conquista seis troféus em concurso nacional

A Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, da Emef de mesmo nome localizada no bairro José de Anchieta, na Serra, brilhou no Concurso Nacional...

Dois atletas da Serra concorrem ao prêmio Melhores do Esporte 2024

Dois esportistas da Serra estão entre os dez finalistas que disputam o prêmio Melhores do Esporte 2024, que elegerá o melhor o ‘Atleta do...

Blacksete lança novo clipe em evento especial na Serra

Prestes a completar 26 anos de trajetória, a banda Blacksete, originalmente da Serra, realizará no próximo dia 7 de dezembro (sábado) o evento Jingle...

Cães idosos: cuidados e atenção na melhor idade

Assim como os seres humanos, os cães também envelhecem, e a chegada da idade avançada traz uma série de mudanças físicas e comportamentais que...