O novo coronavírus que já matou mais de duas mil pessoas na china e em outros países está trazendo bastante preocupação para os brasileiros. E os capixabas, e serranos, não ficam de fora da lista de pessoas que temem a contaminação da nova doença, que ainda é desconhecida pela população.
Na última terça-feira (25), os moradores da Serra levaram um baita susto após um homem que deu entrada na UPA de Carapina com sintomas de uma doença respiratória e foi classificado como suspeito do Covid-19. O paciente, que chegou de uma viagem da Itália, foi encaminhado para o Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, e teve o caso descartado. O morador da Grande Vitória está com, Influenza A.
Mesmo assim, a doença deixa os capixabas preocupados, ainda mais com outro caso suspeito em Aracruz. Para ajudar na prevenção da doença, o TEMPO NOVO apurou as principais dicas oferecidas pelo Ministério da Saúde. Vale destacar que não existe nenhum caso confirmado do Covid-2019 na Serra e em nenhuma outra cidade do Espírito Santo.
Veja as dicas e previna-se:
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
3. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
4. Ficar em casa quando estiver doente.
5. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
7. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).