Após a confirmação da primeira paciente com coronavírus no Espírito Santo, naturalmente, a população começa a entrar em um estado maior de preocupação. Tanto que o governador Renato Casagrande (PSB) já se manifestou sobre o assunto e pediu para que os capixabas não entrem em pânico, pois “não há motivo”.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, a paciente que está infectada com a doença, Covid-19, veio de uma viagem da Itália recentemente. A mulher tem 37 anos e voltou de suas férias no dia 20 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a paciente começou a apresentar sintomas no dia 22 do mês passado e logo foi atendida pelas equipes de saúde. Agora, a mulher está isolada em sua casa.
Para ajudar na prevenção da doença, o TEMPO NOVO apurou as principais dicas oferecidas pelo Ministério da Saúde.
Veja as dicas e previna-se:
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).