Neste domingo (4) a Serra vai continuar vacinando animais contra a raiva na área urbana do município, especificamente nas regiões de Laranjeiras, José de Anchieta e Porto Canoa. A vacinação acontece de 8 às 17 horas.
De acordo com a Prefeitura da cidade, 24.007 doses foram aplicadas nos mais de 100 pontos de imunização nos últimos dias 20 e 21 de agosto. A meta é vacinar mais de 68 mil animais.
Do total de 24 mil, 20.643 foram cães e, 3.364, gatos. As equipes da Vigilância Ambiental em Saúde continuarão a imunização na área urbana que começou pela região de Jacaraípe e Serra Sede e neste final de semana segue para outras áreas do município.
Veja cronograma completo com os pontos de vacinação:
Cronograma dias 3 e 4 de setembroNo domingo (04), a campanha de vacinação antirrábica encerrará com ações nos bairros: Jardim Tropical, Cantinho do Céu, José de Anchieta II, Solar de Anchieta, José de Anchieta, Residencial Vista do Mestre, Laranjeiras Velha, Valparaíso, Laranjeiras, Colina das Laranjeiras, Taquara I, Taquara II, Barcelona, Maringá, Mata da Serra, Porto Canoa, Planície da Serra, Residencial Tubarão, Porto Dourado, Serra Dourada II, Serra Dourada I, Serra Dourada III, Novo Porto Canoa, Eldorado, Cidade Pomar e Jardim Limoeiro.
No último sábado (3), a campanha ocorreu nas regiões de Carapina, Barcelona e Feu Rosa.
+ Cartilhas e vídeos são lançados para alertar sobre extinção de bichos da Mata Atlântica no ES
Vacinação na VAS
Além disso, até 29 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, as equipes das VAS vacinarão na sede da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada em Jardim Limoeiro.
De acordo com o diretor da VAS, Jose Neres Santana Junior, a estimativa é vacinar pelo menos 10% a mais do que o ano de 2021 quando foram vacinados 59.743 animais. “Isto porque, em 2021 estávamos num período de isolamento por conta da pandemia da Covid-19 e muitas pessoas não levaram seus animais para serem vacinados por receio de se contaminar com o coronavírus”, declarou Junior.
A campanha anual é uma das ações mais eficazes do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva. Isso porque em curto espaço de tempo um grande número de animais é vacinado, formando uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina de uma comunidade, protegendo, assim, a população humana.
Vacinação na Serra começou em julho
Na Serra, desde o mês de julho, os animais começaram a ser vacinados. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) deram início à vacinação antirrábica na área rural, bem como em residências onde há mais de 10 animais, abrigos, protetores.
Moradores que tiverem mais de 10 animais, bem como os abrigos podem agendar a vacinação por meio dos telefones 3281-9288 (Controle Animal) e pelo WhatsApp 98166-1711.
“O morador pode agendar que a VAS enviará técnicos e o veterinário responsável para imunizar os animais com segurança. Pedimos que a pessoa envie foto do local e o número de animais a serem vacinados, bem como endereço completo, com ponto de referência”, esclareceu Junior.
Para receber a vacina antirrábica, o cão ou gato deverá ter, no mínimo, três meses de vida; além de 12 meses de intervalo entre uma vacina antirrábica e outra.
Sintomas da doença
A raiva tem duas formas de manifestação, dependendo a variante do vírus que acomete o animal: furiosa e paralitica. Após o início dos sintomas, a doença pode durar uma média de dois a cinco dias com resultado de óbito em 100% dos casos.
Os principais sintomas são: excitação, agressividade, medo, dificuldade de engolir, salivação, falta de coordenação dos membros e paralisia.