A Serra está classificada no Mapa de Risco que avalia a situação dos municípios com relação ao avanço da Covid-19 no Espírito Santo como cidade de risco extremo, isso significa que o município continua com restrições comerciais para esta semana.
O decreto do Governo do Estado, classifica Casas Lotéricas e Correspondentes Bancários como serviços essenciais, podendo os mesmos funcionar de segunda a sábado, até as 20 horas.
Até o domingo (11), a Serra registrava 951 mortes pela Covid-19, 50.187 casos confirmados da doença e 48.005 curados da enfermidade. Já o Espírito Santo acumula 404.205 casos confirmados, 8.167 óbitos e 373.097 curados. Os dados são do Painel Covid-19 do Governo do Estado.
Nas cidades de risco extremo o transporte municipal também está autorizado a circular entre segunda e sexta, ficando suspenso aos sábados e domingos. Os ônibus vão circular nos mesmos horários de antes do início da paralisação, ou seja, de 5h às 22h, nos dias úteis. O Sistema Transcol está sem circular nas ruas da Grande Vitória desde o dia 28 de março.
Estão classificadas como atividades essenciais: indústrias, clínicas médicas, de fisioterapia ou odontológicas, farmácias, casas lotéricas, supermercados, padarias, clínicas veterinárias, igrejas, oficinas e borracharias. Todas estas atividades podem funcionar de segunda a sábado sexta, até as 20h, aos domingos e feriados não poderão funcionar. Lojas de material de construção deixaram de ser serviços essenciais.
Atividades não essenciais podem funcionar presencialmente nas quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, em horários especiais. Comércio de rua das 10h às 18h; shopping center das 12h às 20h e prestadores de serviços das 9h às 20h. Nos demais dias da semana o funcionamento deve ser com entrega em domicílio, porém com vedação da retirada no estabelecimento – drive thru, take way ou equivalente.
Na Serra, as feiras livres podem funcionar com espaço entre as barracas, em no mínimo 1,5 metro de distância; comercialização de produtos alimentícios para o consumo imediato no local somente em regime de retiradas em balcão; retirada total de bancos ou mesas; todos com uso de máscaras de proteção facial.
Já nas praias fica proibido, em qualquer horário do dia, o estacionamento de veículos, o uso de cadeiras de praias, de barracas de praia e de guarda-sóis, a comercialização de produtos, a prestação de serviços (ambulante fixo e itinerante).
Escolas também estão com atividades presenciais estão suspensas, sendo permitida apenas aulas remotas.
As agências bancárias podem funcionar apenas para saque de benefícios emergenciais. Caixas eletrônicos funcionam normalmente. Possível atendimento excepcional presencial na impossibilidade do atendimento por meio de canais digitais e remotos
Bares e academias estão proibidas de abrir. Já as atividades individuais, como corridas, caminhadas em locais abertos, estão permitidas. Treinos coletivos em praias, parques e afins estão também vetados.