Após uma explosão de casos confirmados de sarampo em São Paulo, o Espírito Santo confirmou nesta semana o primeiro caso da doença em seis anos, além de ter mais dois casos suspeitos. Com isso, muitos moradores ficam preocupados com a doença e logo querem se vacinar.
Para te ajudar, a saber, se precisa da vacina e como se imunizar, o TEMPO NOVO preparou uma reportagem especial onde você encontrará todas as informações sobre a doença e como se proteger do vírus.
Vale destacar que na Serra, não há nenhum caso confirmado ou suspeito da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há anos não é registrado um morador que contraiu a doença. O primeiro caso deste ano confirmado no Estado é de Cariacica e a paciente já está bem. O vírus foi importado, ou seja, ela contraiu em São Paulo e não no ES.
Quem precisa se vacinar?
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a vacina é a única forma de se proteger contra o sarampo. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.
Onde se vacinar na Serra?
Nas últimas semanas, a Serra intensificou a vacinação contra sarampo e tem feito a imunização até aos sábados, das 8h às 16h30, nas unidades de saúde abertas por meio do projeto Sábado Saúde. A ideia é oferecer o serviço para quem não consegue se vacinar de segunda a sexta.
Além disso, de segunda a sexta-feira, os moradores podem se vacinar em uma das 39 unidades de saúde da Serra. O paciente deve ficar atento ao horário da Sala de Vacina, que varia de um bairro para o outro.
O município também tem vacinado os alunos municipais das escolas. De acordo com a Prefeitura da Serra, o objetivo é atualizar toda a caderneta de vacinação. São ofertadas várias vacinas de rotina, e caso precise, a criança será vacinada contra sarampo.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.
Sintomas do sarampo
Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.
Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento. O período entre o contágio e o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas na pele) é entre 7 e 21 dias. Porém, a transmissão inicia-se 6 dias antes do exantema e se estende até o quarto dia após.
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…