Neste ano, os casos de dengue explodiram em cidades brasileiras e na Serra não foi diferente: mais de 17 mil moradores doentes e 10 mortes pela doença. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), divulgou a lista das comunidades onde mais se adoece por dengue na cidade e a comunidade de Planalto Serrano lidera o triste ranking.
Vale destacar que o município já registrou dez mortes pela doença. No total, em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento nos casos é de quase 1.600%. Neste ano, já são 17.052 casos, e em 2018, eram 1.047 pessoas doentes. Ainda em 2019, foram 133 casos de zika e 96 de chikungunya. No entanto, não houve nenhuma morte confirmada em 2019 por uma dessas doenças.
Ainda de acordo com a Sesa, os bairros onde mais se adoece por dengue na Serra são: Planalto Serrano, Feu Rosa, Barcelona, Nova Carapina I e Bairro das Laranjeiras. Para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da zika e chikungunya, a Prefeitura vem intensificando ações de combate e também educativas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante toda a semana passada, foram feitas ações como visita domiciliar, blitz educativas, bloqueio de transmissão da dengue, telagem de caixas d’água, passagem do carro Fumacê, visita a pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferros velhos) e outros serviços.
Ao todo, foram 20 comunidades que receberam os serviços de intensificação de combate ao mosquito. De acordo com a Prefeitura, a Serra é o município que mais possui armadilhas para o mosquito no Espírito Santo, e faz o monitoramento semanal dos mais de 1.100 equipamentos.
Bairros onde mais se adoece por dengue |
Planalto Serrano |
Feu Rosa |
Barcelona |
Nova Carapina I |
Bairro das Laranjeiras |