Neste domingo (29), eleitores das cidades brasileiras que estão tendo segundo turno das eleições municipais deste ano vão às urnas para escolher os próximos prefeitos e vice-prefeitos. E na Serra, 327.670 moradores (que estão aptos para a eleição), devem votar em um dos dois candidatos que disputam o comando da Prefeitura da Serra pelos próximos quatro anos. São eles: Sérgio Vidigal (PDT) e Fábio Duarte (Rede).
Para auxiliar o eleitor na escolha do seu candidato, o TEMPO NOVO inicia, nesta segunda-feira (23), uma série de matérias com as principais propostas dos disputantes para áreas específicas. Serão abordados temas como saúde, segurança, educação e turismo. Todas as informações que serão lidas abaixo foram retiradas dos próprios planos de Governo de Vidigal e Fábio.
Nesta matéria, o tema tratado será segurança (confira abaixo). É importante frisar, que há anos, a Serra é uma das cidades mais violentas no Espírito Santo. Em 2020, por exemplo, sempre ficou posicionada entre a primeira ou segunda cidade com o maior número de assassinatos no Estado.
Vale destacar que, atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permitiu que a cidade tivesse segundo turno, já que nenhum dos noves candidatos que disputaram o primeiro turno obtiveram 50% dos votos válidos mais um.
Segundo o TSE, Vidigal teve 100.837 votos, um total de 47,46%. Já Fábio teve 41.194, que soma 19,39%. A ordem das propostas foi definida pelos números de votação (maior e menor).
Para Sérgio Vidigal, a violência e a criminalidade devem ser combatidas não apenas com a aplicação da lei, mas com a garantia de mais qualidade de vida à população, incluindo o combate a violações de direitos humanos e às desigualdades. O candidato pretende realizar a reestruturação da carreira dos Guardas Civis Municipais – GCMs, que tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional.
Caso eleito, Vidigal também promete implantar o Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres – OCR O OCR. Na prática, o projeto facilitará a identificação de Placas de Veículos com Restrição de Furto e Roubo, ou por outros tipos de crimes que envolvam o uso de veículos.
Além disso, o candidato pretende reestruturar o Sistema de Videovigilância Municipal. Segundo Vidigal, um Centro de Controle Operacional próprio, rede de fibras óticas e câmeras domo, foi criado no ano de 2010 e desde sua criação já teve aumentado seu número de câmeras em mais de uma centena.
“No entanto, é notícia que corre entre operadores da Segurança Pública no município e usuários da população que buscam imagens para compor processos judiciários, que o sistema está defasado e muitas câmeras não funcionam”.
Para o trânsito, Vidigal afirma que irá reestruturar o Núcleo de Educação para o Trânsito – NET, ligado ao DOT. Na prática, ele quer aprimorar as campanhas de trânsito e implementar a Educação de trânsito de forma modular nas primeiras séries do Ensino Fundamental nas escolas municipais.
Para Fábio Duarte, um dos temas mais desafiadores da atualidade é a redução e o controle dos níveis da violência. Ele afirma que com altas índices de homicídios, desde a última década, a Serra vem implementando um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da criminalidade.
Para ampliar ainda mais esse trabalho, Fábio pretende, caso seja eleito, avaliar e revisar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, estabelecendo metas para os anos subsequentes, visando à redução dos índices de violência na cidade
Na Guarda Municipal, ele quer implantar o Centro de Controle de Segurança e Defesa Social, com a modernização das instalações e equipamentos de suporte operacional. Também promete ampliar o número de Agentes da Guarda Civil Municipal, para o aumento do atendimento do patrulhamento preventivo e das ações de policiamento no âmbito do município.
Duarte também quer Fortalecer as ações de Educação de Trânsito nas escolas, empresas, entidades e em campanhas de vias e pontos públicos estratégicos, visando a conscientização do “Trânsito Seguro”.
Também faz parte do plano de Fábio ampliar a Patrulha Escolar, visando gerar maior sensação de segurança para a comunidade escolar das unidades de ensino municipal, principalmente as localizadas nos bairros com maiores índices de violência.
A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…
Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…
Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…
O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…
Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…