Eleições 2024

Veja quando começa a propaganda eleitoral na TV e no rádio

Propaganda eleitoral TV RádioPropaganda eleitoral TV Rádio
A propaganda eleitoral já está liberada, mas ainda não pode ser realizada na TV e na rádio; veja data de início. Crédito: Divulgação

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMA

Candidatos às eleições municipais de 2024 podem divulgar propostas por meio da propaganda eleitoral a partir desta sexta-feira (16).

A liberação permite a divulgação de propostas e do histórico dos postulantes aos cargos, a fim de captar votos. Antes dessa data, o pedido explícito de voto podia gerar multa e ser considerado irregular.

O horário eleitoral, por sua vez, é restrito ao rádio e à televisão e ocorre de 30 de agosto até 3 de outubro. Nesse caso, a propaganda ocorre sem ônus para os candidatos ou partidos, e as emissoras são recompensadas.

O direito ao acesso gratuito ao rádio e à TV é citado na Constituição, e o cálculo da distribuição do tempo de propaganda deve respeitar critérios, como o número mínimo de deputados federais de cada partido e a bancada no Congresso.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PL lidera este ano a representação na Câmara dos Deputados, com 99 parlamentares. Em seguida, aparece a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), com 81 deputados.

Ainda de acordo com o tribunal, a distribuição das inserções dos candidatos na TV e no rádio se dá entre blocos de audiência que vão de 5h a 11h, 11h a 18h e 18h a 24h.

Ela acontece de segunda a domingo, com a reserva de 70 minutos diários. A proporção para a propaganda é de 60% para prefeitos e 40% para vereadores.

As eleições 2024 estão marcadas para ocorrer no primeiro domingo de outubro, dia 6. O segundo turno acontece caso o candidato mais votado para a prefeitura não consiga atingir a maioria absoluta, que é a metade mais um dos votos válidos (não contam nulos ou brancos).

A regra é válida apenas em municípios cujo eleitorado supere 200 mil pessoas. Nesse contexto, os dois candidatos mais votados vão para o segundo turno, marcado para ocorrer no último domingo de outubro, dia 27.

Neste ano, as eleições vão definir prefeitos e vereadores. As votações ocorrem em mais de 5.500 cidades e vão mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

ES registra 27 acidentes com choques elétricos em 2024; saiba como se proteger

Crédito: Divulgação Durante o Abril Verde, movimento dedicado ao alerta para os acidentes de trabalho, a EDP, distribuidora de energia…

2 horas atrás

Fim de semana nublado na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Moradores e visitantes da região da Serra devem se preparar…

3 horas atrás

Morador da Serra é detido na Operação Marujada

A ação também foi realizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana/ Divulgação Sesp Um homem, que não…

19 horas atrás

Polícia Militar apreende drogas na Serra

Nesta quinta-feira (24), uma equipe de policiais militares obtiveram êxito na apreensão de grande quantidade de entorpecentes durante duas ações…

22 horas atrás

Encenação da Paixão de Cristo acontece neste sábado (26) na Serra

A fé, a arte e a tradição se encontram mais uma vez em um dos eventos mais aguardados do calendário…

22 horas atrás

Dois saguis são resgatados na Serra

Um animal foi resgatado na empresa Perfilados Rio Doce, em Civit II e o outro em uma residência em Manguinhos/…

22 horas atrás