O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) divulgou, nesta segunda-feira (6), às 12h, a lista com os nomes dos 3.500 selecionados na 1ª fase do programa CNH Social de 2024. A relação dos que irão tirar carteira de motorista gratuitamente foi disponibilizada no site Detran.
Agora, os contemplados devem fazer a matrícula no site do Detran até o dia 20 de maio, acessando a página do programa CNH Social e preenchendo os dados solicitados para dar início ao seu processo de Habilitação. A lista de selecionados pode ser acessada aqui.
A primeira fase do programa atraiu 76.265 interessados em obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adicionar ou mudar de categoria com vistas a ampliar as oportunidades para a inserção ou melhoria no mercado de trabalho.
A seleção dos candidatos foi realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.
Prazos do CNH Social
Conforme as regras do programa, é de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações, como a lista de selecionados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício. O Detran não envia e-mail ou SMS para os selecionados.
Os candidatos com o nome na lista deverão realizar matrícula na página do programa CNH Social no site www.detran.es.gov.br entre os dias 06 de maio de 2024 (a partir das 12h) e 20 de maio de 2024 (até as 23h59).
Após a matrícula on-line, o candidato terá 15 dias corridos para se dirigir presencialmente à autoescola indicada na sua matrícula e concluir a abertura do seu processo (Renach).
Na sequência, o candidato terá 30 dias para realização da biometria em uma unidade do Detran e exames médicos e psicológicos na Clínica credenciada. Os locais serão informados pela autoescola.
Os processos de Primeira Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria deverão ser concluídos dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.
O candidato contemplado que não realizar a matrícula on-line dentro do prazo pelo site do Detran será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de três anos. Caso o candidato realize a matrícula e não finalize o processo, ele ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de cinco anos.
Lista de suplentes do CNH Social
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 08 de julho, a partir de 12h, também no site do Detran, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação. Os contemplados devem se atentar aos prazos, de matrícula e das etapas do processo de Habilitação.