Um gato passou momentos de aperto na última quarta-feira (18), na Serra. Isto porque uma jiboia entrou num quintal de uma casa na Praia da Baleia, que fica na região de Jacaraípe, e conseguiu pegar o gato de estimação da residência.
Imediatamente os proprietários entraram em contato com a Fiscalização de Meio Ambiente da Serra que chegou a tempo e conseguiu resgatar o gato que já havia sido capturado pelo ‘abraço mortal’ da serpente.
Apesar do susto, o gato e a jiboia sobreviveram e estão bem. De acordo com a Prefeitura da Serra, a jiboia foi resgatada em uma residência na rua Rio de Janeiro, na Praia da Baleia. “A cobra havia pego um gato da casa para se alimentar, mas os fiscais resgataram o felino e soltaram a cobra na Apa da Jacuném”.
+ ES abre inscrições para mil bolsas integrais em 54 cursos de graduação
Segundo informações do biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.
Animais silvestres na Serra
De acordo com a Prefeitura da Serra, entre os animais que mais passeiam nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também já houveram chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré, tamanduá e bicho-preguiça.
Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.
Na Serra, os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar primeiramente a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.