Meio Ambiente

Veja vídeo | Mancha escura em praia da Serra assusta banhistas e moradores

A mancha escura apareceu no último sábado (15). Foto: Divulgação

Assim como em 2019, os moradores de Praia de Carapebus, se assustaram na tarde do último sábado (15) com uma mancha preta que apareceu nas águas do balneário, na região conhecida como Praia Mole.

Morador do bairro e vereador Anderson Muniz registrou o momento em que a mancha apareceu na praia e disse que o líquido parecia óleo.

“Estamos assistindo a mesma cena que vimos em 2019. Temos crianças e muita gente aproveitando o verão aqui no balneário e ficamos preocupados com a qualidade da água e a saúde dos serranos e dos turistas”, disse o vereador.

Anderson também afirmou que acionou a Fiscalização Ambiental da Serra e também o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). “Também vou acionar o Ministério Público Federal e Estadual, além da Marinha”.

+ Situação já aconteceu em 2019 – Clique aqui e confira 

A mancha era tamanha que chegou próxima a faixa de areia da praia. Um morador que não quis se identificar disse que não era pouco óleo. “Parece que vem do lado da ArceloMittal, mas não tenho como bater o martelo, pois não sou especialista. A praia tem ficado cheia todos os dias da semana, mas aos sábados e domingos, o movimento é bem maior e não sabemos o quanto este óleo pode prejudicar a saúde das pessoas. Esta é a terceira vez que acontece incidentes como este aqui na Praia Mole. Teve um em 2019 e outro em 2017”, afirmou.

O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra para saber do que se tratava a mancha escura na água. Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente disse que uma equipe da fiscalização ambiental fez vistorias no local mas não encontrou nenhuma mancha como a relatada na região.

Já o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disse que não recebeu nenhuma denúncia ou notificação sobre o caso. O Iema ressalta ainda que denúncias de infrações ambientais podem ser feitas em http://servicos.iema.es.gov.br/denuncia/ ou no telefone (27) 3636-2599.

A ArcelorMittal também foi procurada, mas até o fechamento desta matéria não se posicionou sobre o assunto. Assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Veja vídeo:

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…

7 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

8 horas atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

8 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

9 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

9 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

10 horas atrás