O mar de Nova Almeida foi palco para um encontro curioso e emocionante. Trata-se da interação de uma orca com nadadores da Serra, que estavam em alto mar e encontraram o animal. A orca se aproximou da lancha e emocionou quem estava na embarcação. A situação aconteceu nesta segunda-feira (19).
Apesar da emoção, há suspeita de que a orca flagrada pelos nadadores seja a mesma encontrada morta em Costa Bela, na manhã desta terça-feira (20).
Todos os momentos foram registrados por câmeras. Fernando Rocha, que é mergulhador há 25 anos, foi um dos que estavam na lancha. De acordo com ele, após um mergulho, ele subiu na lancha e a orca apareceu.
Ele relata ainda que o animal parecia que conhecia as pessoas que estavam na embarcação. Na gravação que circula nas redes sociais, Fernando diz muito emocionado: “Meu Deus, cara. É uma orca. O animal mais lindo do planeta”, relata.
Em conversa com o Jornal TEMPO NOVO, o biólogo Cláudio Santiago afirmou que se trata de um filhote de orca. A espécie é “Orcinus orca”.
Apesar de ser chamado de baleia, o animal, na verdade, é um golfinho. “Eles são animais caçadores. É um animal de água gelada e profunda, mas pode ter visto para a costa atrás de alimento”, detalhou.
Ainda de acordo com Santiago, as orcas são comuns no Brasil.
Veja vídeo do encontro:
Filhote é encontrado morto na Serra
Um filhote de orca foi encontrado morto na praia de Costa Bela, na Serra, durante a manhã desta terça-feira (20). Ainda não há informações sobre a causa da morte do animal.
Um banhista que passava pelo local foi quem avistou o corpo. A baleia pode ser a mesma a flagrada ainda viva ontem no litoral da Serra por mergulhadores, mas ainda não possível confirmar.
De acordo com Lupércio Araújo Barbosa, do Instituto Orca, não dá para afirmar que a baleia é um filhote. Segundo o especialista, ela pode ser juvenil pois tem cerca de cinco metros.
“Possivelmente é o mesmo animal que foi filmado no mar no dia anterior. É muito raro, ter um encalhe em massa, que é como chamamos quando há mais de um encalhe. Neste caso em específico, é muito provável que seja o mesmo animal e possivelmente ele estava doente, pois um animal sadio não permitiria essa aproximação toda, não deixaria passar a mão”, explicou o biólogo.
Lupércio disse ainda que a intenção do Instituto é tentar levar o corpo do animal para a sede do Orca para passar por avaliações e exames para saber a real causa da morte. “Vamos ver se conseguimos levar a carcaça inteira para o Instituto para fazermos todos os estudos e as análises necessárias. Já estamos pedindo apoio da Prefeitura da Serra com máquinas para podermos retirar a carcaça da praia o mais rapidamente possível”.
Prefeitura diz que vai ajudar na retirada de carcaça
A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que as secretarias de Serviços e Obras estão auxiliando com um caminhão e uma retroescavadeira para a retirada. Já a destinação está sendo auxiliada pela Secretaria de Meio Ambiente.