Notícias

Veja vídeo: Polvo da Serra faz passeio em praia e chama atenção de banhistas

O polvo ‘apareceu’ na praia da Serra e chamou atenção de banhistas. Crédito: Divulgação

Um polvo da espécie ‘Octopus Vulgaris’ fez um passeio pela praia de Costa Bela, na Serra, e chamou atenção dos banhistas que estavam pelo local. Um morador da região gravou um vídeo do animal que apareceu na manhã desta segunda-feira (29).

O polvo estava passando por cima dos corais da praia, quando o internauta Bruno Macedo o viu e decidiu tirar fotos e fazer vídeos. As imagens ganharam repercussão na internet. O banhista destacou que a maré estava baixa no momento do encontro.

“Eu consumo ir retirar alguns resíduos plásticos, vidros, tampinhas que ficam entre os corais porque depois a maré sobe e não tem como mais. Aí foi nesse momento que encontrei o polvo. É bem comum na região”, contou o morador da Serra.

O Jornal TEMPO NOVO conversou com um biólogo para entender melhor sobre o animal. Segundo Cláudio Santiago, o polvo é da espécie Octopus Vulgaris e é muito comum na região de Manguinhos e em outros balneários da Serra e do Espírito Santo.

Leia também: Serra terá mutirão com médico, psicólogo, exame de ultrassom e dentista de graça neste sábado

“Ele não apareceu na praia, esses polvos vivem ali. Essa espécie fica num tamanho bem grande, mas não é daqueles gigantes. Na maré baixa, eles ficam mais visíveis”, explicou.

Cláudio ainda disse que esses polvos são muitos importantes para o litoral capixaba, inclusive para o da Serra. “Eles são importantes para o litoral e para as cadeias alimentares. É um dos animais mais inteligentes que existem. São incríveis, mas muitos maltratados e mal cuidados”, afirmou.

O biólogo ainda alertou para que os banhistas não incomodem o animal quando o virem. “O único risco é ele agarrar na mão da pessoa com seus tentáculos, mas fora isso não apresenta perigo. Mesmo assim é crime incomodar esses animais. Temos que deixá-los em paz”, destacou.

Pesca irregular na Serra é um dos principais problemas

Um dos problemas enfrentados por esses animais é a pesca irregular. Segundo Cláudio, muitos pescadores aproveitam a maré baixa e caçam polvos que são muitos novos. “Eles pegam aqueles que são abaixo da idade adulta. Isso é muito ruim; esse deu sorte”, finalizou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

29 minutos atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

2 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

2 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

2 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

2 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

3 horas atrás