O Espírito Santo está em alerta para grande possibilidade de tempestade. A classificação foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta para chuvas intensas e vendaval que podem ocorrer em diversas cidades capixabas, inclusive na Serra. São dois avisos meteorológicos que valem nesta segunda (30) e pela manhã desta terça-feira (31).
Conforme apurado pela reportagem, um dos alertas possui classificação de ‘perigo potencial’ e é para chuvas intensas em quase todo o Estado. Outro é classificado como ‘perigo’ e é para acumulado de chuva na Grande Vitória e regiões Sul e Serrana.
O instituto afirma que durante essa segunda-feira está previsto chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora no Espírito Santo. O aviso começou a valer às 10 horas e segue até as 10h de terça-feira.
“Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, alerta o Inmet.
Já o segundo alerta – classificado como ‘perigo – é válido apenas para os municípios da Grande Vitória, incluindo a Serra. O aviso prevê chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia e também é válido até as 10h desta terça (31). “Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, informou o instituto.
Na Serra, a Defesa Civil está em plantão. Em qualquer caso de problema iminente que pode ser causado pelas fortes chuvas, como alagamentos e deslizamentos de encostas, o morador deve entrar em contato imediatamente com o órgão. O telefone de plantão é: 27 99938-9500.
Veja os municípios em alerta:
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Domingos Martins
- Guarapari
- Iconha
- Marechal Floriano
- Piúma
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Serra
- Vargem Alta
- Viana
- Vila Velha
- Vitória