A preservação da fauna da Serra, principalmente quanto a espécies de consumo alimentar, é uma pauta importante e de necessária conscientização dos moradores da cidade. E reforçando a proteção de um dos animais da região, a partir deste sábado, começa o período do defeso do caranguejo-uçá, época em que ficam proibidas a captura e comercialização do crustáceo.
De acordo com as informações divulgadas, o defeso vai até 30 de novembro, para machos e fêmeas, seguindo até 31 de dezembro apenas para as fêmeas. É neste período, conhecido como “andada”, que os caranguejos saem das suas tocas para o acasalamento. Por isso, a semana do defeso tem como objetivo principal garantir que estes crustáceos possam se reproduzir.
+ Garotada da base do Serra F.C duela pela Copa Ouro no Robertão
Vale ressaltar que durante o período, ficam vetadas também a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento e o armazenamento.
E para garantir o cumprimento do período do defeso, a fiscalização de Meio Ambiente vai atuar em ações de fiscalização no município. Quem for flagrado desobedecendo o defeso do caranguejo-uçá pode ser punido com até três anos de prisão.
Além disso, a população também pode contribuir com os trabalhos dos fiscais, denunciando a quebra do defeso para a Fiscalização Ambiental, por meio dos telefones (27) 99951-2321 e 3291-7435.
Milionário! Um morador da Serra acertou uma aposta e faturou prêmio de R$ 6 milhões na Lotomania. Crédito: Divulgação A…
Uma explosão assustou moradores do entorno da Arcelor na tarde do último domingo (17). Crédito: Divulgação Evidentemente, não é algo…
A agenda em Jardim Tropical faz parte da programação do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata…
O policial foi encontrado morto dentro de um carro na avenida da Serra. Crédito: Gabriel Almeida Um policial militar foi…
Explosão na ArcelorMittal: empresa afirmou que problema foi causado por “contato entre fios”. Crédito: Divulgação Um forte estrondo, semelhante a…