A preservação da fauna da Serra, principalmente quanto a espécies de consumo alimentar, é uma pauta importante e de necessária conscientização dos moradores da cidade. E reforçando a proteção de um dos animais da região, a partir deste sábado, começa o período do defeso do caranguejo-uçá, época em que ficam proibidas a captura e comercialização do crustáceo.
De acordo com as informações divulgadas, o defeso vai até 30 de novembro, para machos e fêmeas, seguindo até 31 de dezembro apenas para as fêmeas. É neste período, conhecido como “andada”, que os caranguejos saem das suas tocas para o acasalamento. Por isso, a semana do defeso tem como objetivo principal garantir que estes crustáceos possam se reproduzir.
+ Garotada da base do Serra F.C duela pela Copa Ouro no Robertão
Vale ressaltar que durante o período, ficam vetadas também a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento e o armazenamento.
E para garantir o cumprimento do período do defeso, a fiscalização de Meio Ambiente vai atuar em ações de fiscalização no município. Quem for flagrado desobedecendo o defeso do caranguejo-uçá pode ser punido com até três anos de prisão.
Além disso, a população também pode contribuir com os trabalhos dos fiscais, denunciando a quebra do defeso para a Fiscalização Ambiental, por meio dos telefones (27) 99951-2321 e 3291-7435.
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…
O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…
O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…
O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…