Notícias

Venda e captura de caranguejo-uçá proibidas a partir desta terça-feira

Quem for flagrado desobedecendo o defeso do caranguejo-uçá poderá ser punido com até três anos de prisão, além de multa. Crédito: Divulgação

Começa nesta terça-feira (31) – véspera do Ano Novo, o período do defeso do caranguejo-uçá, época em que ficam proibidas a captura e comercialização do crustáceo. O primeiro período da proibição vai até 5 de janeiro de 2025.

Durante o período, ficam vetadas também a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento e o armazenamento.

A andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

Mais expostos, eles se tornam mais vulneráveis à captura, já que se movimentam em grande número pelos manguezais. Para impedir a sobrepesca e garantir a reposição dos estoques naturais, a portaria estabelece restrições em cinco períodos ao longo do ano, sempre alinhados às fases de lua nova.

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente irão realizar fiscalização em bares, restaurantes e pontos de pesca na Serra para verificação do cumprimento da medida e conscientização da população.

+ Burger King inaugura seu primeiro drive-thru na Serra e faz sucesso na cidade

Quem for flagrado desobedecendo o defeso do caranguejo-uçá poderá ser punido com até três anos de prisão, além de multa. Além disso, as multas para pessoa física giram em torno de R$ 2 mil. Já para pessoa jurídica (os estabelecimentos flagrados comercializando no período de andada) podem chegar a R$ 10 mil.

Denúncias

A população pode contribuir com os trabalhos dos fiscais, denunciando a quebra do defeso para a Fiscalização Ambiental, por meio do telefone (27) 9 9951-2321 ou por meio do aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente na loja de aplicativos para celular. Há uma opção específica para o infração envolvendo o caranguejo.

Também pode ligar para a Polícia Ambiental pelo (27) 3636-0173 ou 181 e também para o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no (27) 3636-2597.

Foram definidos estes períodos em todo o Espírito Santo:

–  1º Período: 31 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 (lua nova);

–  2º Período: 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2025 (lua nova);

– 3º Período: 28 de fevereiro a 05 de março de 2025 (lua nova);

– 4º Período: 30 de marco a 04 de abril de 2025 (lua nova);

– 5º Período: 28 de abril a 03 de maio de 2025 (lua nova).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Estado abre mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades

O Governo do Estado abriu mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades. Crédito: Divulgação O Governo do Espírito Santo…

9 minutos atrás

Saulinho é reeleito presidente da Câmara da Serra

O vereador Saulinho da Academia foi reeleito presidente da Câmara da Serra. Crédito: Gabriel Almeida O vereador Saulinho da Academia…

16 horas atrás

Weverson Meireles é empossado como prefeito da Serra

O prefeito Weverson Meireles foi empossado na Câmara da Serra nesta quarta-feira (1º). A vice-prefeita Gracimeri Gaviorno também tomou posse.…

18 horas atrás

Mayara Candido: conheça a nova secretária de Educação da Serra

Mayara Candido é a nova secretária de Educação da Serra. Crédito: Thiago Coutinho A maior rede municipal de educação do…

2 dias atrás

Vice-prefeita Gracimeri assume secretaria de Defesa Social da Serra

Gracimeri Gaviorno, delegada aposentada e vice-prefeita da Serra, será secretária de Defesa Social. Crédito: Divulgação O prefeito eleito da Serra,…

2 dias atrás

Weverson Meireles anuncia novos secretários para a Prefeitura da Serra

O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), divulgou nesta terça-feira (31), os integrantes do secretariado de seu governo (2025-2029).…

2 dias atrás