Categories: Economia

Vendas caem 5% no Dia das Crianças e Natal dever ser negativo

 

Movimento na Av. Central de Laranjeiras: Comércio em queda na Serra. Foto: Arquivo TN / Fábio Barcelos

Por Ayanne Karoline

A baixa expectativa em relação às vendas no comércio para o Dia das Crianças se confirmou no Brasil e na Serra. No país, o varejo registrou o pior resultado dos últimos seis anos para a data, com queda de 8,95% nas consultas para vendas a prazo. Na Serra, as vendas despencaram em 5% se comparado à 2014.

Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Serra, José Antônio Puppin, o resultado confirmou o que o cenário econômico está mostrando. “Com o dólar em alta, salários baixos, empresas vendendo e contratando menos, o resultado só poderia ser a baixa no consumo “, destaca.

No entanto o que mais se viu na cidade no Dia das Crianças foi shoppings centers, praças, praias e parques cheios. A opção “passeio” substituiu presentes como eletrônicos ou lançamentos de marcas importadas.  “Esse ano, passamos o dia inteiro na praia e, à noite, fomos à festinha do condomínio, que ofereceu lanches, brincadeiras e lembrancinhas. Eles ficaram felizes e ainda economizamos”, conta a secretária Sônia Mancini, que tem um filho de 11 anos e um neto de 6 anos.

Como o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do Natal, serve como uma prévia de como se comportará o comércio no fim do ano. Pelo menos na Serra isso deve acontecer. “Esperamos a queda de 5% em relação ao ano passado e o comércio já sente isso como realidade, tanto que é perceptível o corte nas contratações temporárias”, explica Puppin.

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou com clareza o mal momento vivido pelo comércio. As consultas para vendas a prazo do Dia das Crianças repetiram o comportamento de baixa das demais datas comemorativas deste ano: Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais (-11,21%).

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

21 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

21 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

21 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

22 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás