Verão anima setor de pesca da Serra, mas lama ainda é problema | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 23 de novembro de 2018 às 10:04

Verão anima setor de pesca da Serra, mas lama ainda é problema


Pescadores e comerciantes de peixe esperam crescimento de 30%. Foto: Fábio Barcelos

A proximidade com o verão faz com que o consumidor procure consumir mais peixes e pescados, o que pode aumentar o comércio para quem trabalha no ramo. Na Serra, em alguns pontos de venda de peixes já aumentou em até 30%, mas outros sofrem retração como consequência do desastre/crime ambiental de Mariana, ocorrido há três anos.

Em Jacaraípe, outubro e novembro já aumentaram em até 30% a venda de pescados e frutos do mar, segundo a pescadora e comerciante Miriam de Fátima Gomes Scheneider.

“De outubro para cá tivemos muitos feriados e as vendas cresceram de 20 a 30%. A expectativa é que tenhamos um verão melhor este ano. Temos uma grande demanda de peroá, que tinha ficado 12 anos sumido e voltou a aparecer em 2015, e dourado. Mas percebemos que está mais difícil pescar”, aponta.

A razão é a lama da Samarco (Vale + BHP), que desde o final de 2015 segue descendo pelo rio Doce e atingindo o mar, principalmente na época das cheias. Segundo a Presidente da Colônia de Pescadores do município da Serra, Renata dos Santos Pereira, o impacto da lama na economia da pesca ainda persiste e a visão não é otimista.

 “As vendas ainda não aumentaram e a tendência é que caia cada vez mais, pois o consumidor não compra, está com medo de contaminação. Em comparação aos anos anteriores à lama, nossas vendas este ano estão 50% menores”, afirma.

Ainda segundo Renata, cerca há cerca de 600 pescadores na Serra que atuam no mar. Ela não estimou quanto o setor movimenta anualmente no município.

À época da chegada da lama, o presidente da Federação das Associações de Pescadores do Espírito Santo (Fapaes), Nêgo da Pesca apontou que as vendas caíram 80%.




O que você acha ?

Você vai passar o Réveillon na Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por