O verão começou no último domingo (22) e no Espírito Santo deve ser um pouco mais fresco e chuvoso que a média histórica. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que publicou também no domingo o documento Prognóstico Climático de Verão 2020.
De acordo com o estudo, a previsão é a de que nos próximos três meses (o verão vai de 22 de dezembro a 20 de março) é a de que na região Sudeste do Brasil as chuvas devem ficar na média histórica ou acima em grande parte de Minas Gerais e no centro – norte do Espírito Santo, o que inclui a Serra.
Nas demais áreas do Sudeste, que inclui o sul capixaba, há tendência de chuvas abaixo da média. Historicamente, o centro norte do Espírito Santo tem chuvas entre 300 e 400 mm (milímetros) no verão, segundo o Inmet. A média considera dados entre os anos de 1981 e 2010.
No prognóstico para este verão de 2020, o Inmet aponta que pode chover de 50 mm a 100 mm a mais na Serra em boa parte do centro norte do ES. Em algumas áreas do interior capixaba, esse volume pode ser ainda maior.
Com mais chuva, a tendência é a temperatura também ficar um pouco abaixo da média na estação mais quente do ano. Segundo o Inmet, a temperatura pode ficar até 0,60 C inferior à média histórica em algumas partes do centro norte capixaba.
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…
A praia de Jacaraípe, na Serra, terá um programa de acessibilidade para pessoas com deficiência. Crédito: Divulgação A Praia de…
O prefeito eleito, Weverson Meireles, anunciou mais dois nomes para a transição de governo na Serra. Crédito: Samuel Chahoud Mais…
Ao lado de sua banda, Alceu Valença interpreta músicas como “Anunciação”, “Tropicana”, “Coração Bobo”, “Taxi Lunar”, “Pelas Ruas que Andei”,…