Categories: Política

Vereador acaba com taxa anual de placas e beneficia comerciantes

Raposão é o autor da lei que reduz imposto para comerciantes. Foto: Gabriel Almeida

Pensando em diminuir a quantidade de impostos que são pagos pelos comerciantes da Serra para manter o seu estabelecimento em funcionamento, o vereador Gilmar Dadalto (Raposão) criou um projeto de lei que diminui a quantidade de tributos anuais pagos pelos serranos que possuem algum negócio. A proposta do vereador já foi aprovada e virou lei na cidade.

Trata-se da taxa de publicidade, que é um imposto pago anualmente pelos comerciantes para que eles possam colocar placas com o nome de sua loja no seu estabelecimento. Com a nova lei proposta por Raposão, os comerciantes pagarão a taxa apenas uma vez – quando abrirem sua loja e instalarem a placa. Fora isso, a Prefeitura só poderá cobrar o imposto novamente se houver alteração de informações da loja no banner. O custo aproximado é de R$ 48 por m².

Para o TEMPO NOVO, o vereador afirmou que já foi comerciante e sabe como é complicado manter um comércio em funcionamento. “Fui comerciante por 20 anos, atrás de um balcão vendendo minhas bebidas. Tenho irmãos comerciantes e sei como é duro manter uns comércios legalmente. Por isso, criei essa lei para ajudar essas pessoas”, explica.

O projeto de Raposão alterou a redação do Código de Posturas do Município. “Comerciantes, lojistas, empresários e microempresários terem que pagar todos os anos a taxa de publicidade, tendo no seu comércio a mesma placa, é injusto. Os comerciantes pagam muitos impostos. Uma taxa só é mais que justo”.

A proposição do vereador foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Comerciante diz que lei irá diminuir gastos anuais

O comerciante de Parque Residencial Laranjeiras, Denis Tonani, aprovou a medida. “É uma lei muito válida. Pagamos muitos impostos por ano e uma tarifa a menos vai nos ajudar e muito, vamos diminuir os gastos anuais. Temos que a cada dia ter leis dessa forma, que nos ajuda a manter o comércio aberto”, afirmou o morador, que está contente com a nova lei.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás