Categories: Amar é o Bicho

Vereador cobra da Prefeitura agilidade na castração de animais

A população de animais de rua na Serra tem aumentado assustadoramente. De olho nessa situação, dois vereadores protocolaram Projetos Indicativos a fim de diminuir a quantidade de cães nas ruas do município. Estima-se que a cidade tenha hoje no mínimo 70.000 animais entre cães e gatos. Desse número, pelo menos 13 mil cachorros estão em situação de rua.

Pensando nessa situação, o vereador Basílio da Saúde (Pros) protocolou na Câmara da Serra em 2014 um projeto que indica que o município da Serra faça convênios com clínicas veterinárias particulares para a castração de animais. O projeto ‘Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos’ foi aprovado pelos vereadores e agora está nas mãos do prefeito aprová-lo ou não. O projeto Indicativo nº 100/2014 sugere que a castração pode ser feita também por meio de parcerias, convênios ou contratos com estabelecimentos veterinários, organizações não-governamentais de proteção animal ou com a iniciativa privada.

Outro vereador que está preocupado com a causa é Gideão Svensson (PR) cujo projeto Indicativo nº 07/2015 indica ao poder executivo a criação do ‘Castra Móvel’ que seria um programa público, móvel e permanente de castração de animais.

O projeto versa que a unidade móvel, se aprovada pelo prefeito, circulará pelas comunidades da Serra, fazendo registro, castrando e esterilizando animais, além de vacinar e promover educação em saúde às famílias mais carentes sobre o trato com os animais.

Segundo a assessoria da prefeitura da Serra, as ações de controle reprodutivo de cães e gatos já existem no município e são realizadas rotineiramente.  O texto do projeto citado do vereador Basílio da Saúde (Pros) está sendo analisado pela Secretaria de Saúde quanto ao atendimento aos critérios previstos na legislação.

 Internautas dizem que Prefeitura não castra

Clima de revolta. Foi assim que os internautas ficaram ao ler a resposta da Prefeitura da Serra sobre uma matéria de animais de rua publicada pelo Tempo Novo no dia 18 de março.

A matéria falava sobre a quantidade de cachorros abandonados nas ruas das praias da Serra e a resposta da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra foi que a Vigilância Ambiental em Saúde, antigo CCZ, por meio do Setor de Controle Animal, realiza a remoção seletiva de animais de rua e que são recolhidos cães em estado terminal, atropelados, agressores e fêmeas no cio. Só que essa resposta do município não agradou aos cidadãos serranos que rebateram com críticas.

Um deles é Bruno Rodrigues que disse que é ‘papo furado’. “A Zoonose da Serra não faz castração. Não ajuda em nada”.

A leitora Lucia Bezerra disse que a resposta da Prefeitura é um absurdo. “Recolhem fêmeas no cio? Quem dera, vem nada… É preciso tomar alguma atitude, castrar esses animais”.

O que a Prefeitura diz sobre a castração

A assessoria da prefeitura da Serra disse que o Centro de Vigilância Ambiental em Saúde (CCZ) desenvolve políticas para evitar o abandono e doenças transmitidas por animais, como remoção emergencial de animais em situação de risco, campanhas de adoção de cães e gatos, vacinação contra raiva animal e vigilância epidemiológica da raiva, além do serviço de castração de cães e gatos.

Também disse que é muito importante para o controle de natalidade de animais as ações de Educação em Saúde, e que são realizadas palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, distribuição de panfletos explicativos sobre a responsabilidade de se ter um animal de estimação, entre outros.

O Setor de Controle Animal da Serra recebe cadastro de moradores que desejam castrar seu animal de estimação, tanto gatos, como cães. Para solicitar o serviço o munícipe deve realizar o cadastro pessoalmente na Vigilância Ambiental em Saúde, localizada na Rodovia ES 010, apresentando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação do animal.

Já as solicitações para recolhimento de animais nas ruas como cães em estado terminal, atropelados, agressores e fêmeas no cio, o cidadão deve entrar em contato com o telefone 3281-9288.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

3 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

10 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

10 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

11 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

11 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

12 horas atrás