Política

Vereador da Serra quer anular comenda Zumbi dos Palmares a Magno Malta

Magno Malta. Foto: Senado Federal

Agraciado com a comenda Zumbi dos Palmares, o senador eleito Magno Malta (PL) corre o risco de não colocar as mãos na honraria. Isso porque o vereador Alex Bulhões (PMN) protocolou na Câmara da Serra o Requerimento nº 171/2022 que propõe alterar para “rejeitado” o resultado da votação que aprovou a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a Malta.

O vereador explica que o projeto de Decreto Legislativo nº 03/2022, então ratificado pela Câmara Municipal no último dia 07 de dezembro, necessita de maioria absoluta (ou seja, 12 votos favoráveis) para sua aprovação. Na prática, porém, foram 11 votos favoráveis, 05 contrários e 04 abstenções.

Bulhões cita o Regimento Interno da Câmara Municipal, que no seu art. 36, inciso V, alínea h, estabelece: “Conceder título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços ao Município, mediante aprovação da maioria absoluta de seus membros”.

O vereador sugere ainda a escolha de outro nome para receber a comenda Zumbi dos Palmares, que deve ser destinada a pessoas ou instituições com trabalho reconhecido em prol da população negra, como políticas igualdade de racial e iniciativas de valorização de sua cultura e história. A Comenda foi instituída em 2005, por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 02, que instituiu a homenagem e definiu os critérios para concessão.

O Requerimento foi lido na sessão desta segunda-feira (12). Segundo o vereador proponente, agora depende do presidente e da Procuradoria. “Acredito que é imediato”, disse.

Entenda: 

A aprovação da comenda Zumbi dos Palmares na sessão da última quarta-feira (7), tendo como homenageado o senador eleito Magno Malta gerou revolta entre membros dos conselhos do Negro e de Direitos Humanos, populares e até vereadores, que discordaram da escolha.

A revolta veio porque Magno Malta não tem trabalhos ou iniciativas em favor dos negros. Além disso, enquanto senador votou contra pautas que atendiam demandas da comunidade negra. Ele teria comentado que os clamores do movimento negro seriam “mimimi”.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

8 segundos atrás

Leilão do Governo do Estado oferta carros com lances a partir de R$ 2 mil

O leilão do Governo do Estado oferta carros com lances a partir de R$ 2 mil. Crédito: Divulgação A Secretaria…

52 minutos atrás

Vereador da Serra diz que comissão que trata de minorias é “irrelevante” e causa constrangimento

Antonio CEA: Crédito divulgação Uma atualização no Regimento Interno da Câmara da Serra causou constrangimento durante a sessão plenária. O…

1 hora atrás

Semana começa com 1.155 vagas de emprego abertas por empresas da Serra

As vagas de emprego foram abertas por empresas da Serra. Crédito: Arquivo Tempo Novo | Ana Paula Bonelli Empresas instaladas…

2 horas atrás

Acidente grave na Serra: motorista morre ao bater carro em poste

O motorista morreu após colidir contra um poste na Serra. Crédito: Divulgação Um grave acidente registrado na noite deste domingo…

2 horas atrás

Jovens da Serra morrem em grave acidente em Santa Teresa

Os dois jovens eram moradores da Serra e estudavam no Ifes de Santa Teresa. Crédito: Divulgação Dois jovens da Serra,…

3 horas atrás