Tramita na Câmara da Serra o Projeto Indicativo de Lei (PL) 42/2024, que institui na Serra o programa Bolsa Medicina, com o objetivo de conceder bolsas específicas para o curso aos estudantes que vivem na Serra.
Segundo o projeto, para ter acesso ao benefício, o candidato deve ter estudado em escola pública, tanto no ensino fundamental como médio. Já para os alunos de escolas particulares, apenas aqueles estudantes na condição de bolsistas.
A contrapartida se dará com atuação na rede pública municipal de saúde, cujos critérios serão estabelecidos pela administração municipal.
Autor do projeto, o vereador Darcy Júnior (Republicanos) aponta para a dificuldade encontrada por parte de alguns moradores para acessar o atendimento à saúde básica, como consultas e exames. Também lembra que muitos preferem recorrer a países vizinhos ao Brasil para conseguir estudar, uma vez que os custos de um curso de Medicina são altos.
“O programa Bolsa Medicina pode possibilitar mais uma porta de acesso de jovens serranos ao curso de Medicina, ao mesmo tempo que aumenta o número de médicos disponíveis para atendimento na saúde pública da cidade, sendo profissionais que conhecem a realidade da Serra”, explicou o vereador.