O vereador Toninho Silva (DEM) denuncia a precariedade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Eldorado. Segundo ele o aspecto do local e da água que sai após o tratamento é tão ruim que há dúvidas se a estação está funcionando.
“É terrível. Não há vigilância, qualquer pessoa entra lá. Crianças brincam naquela área. Não se vê manutenção na estação”, observa Toninho, que é morador de Nova Carapina, bairro vizinho à ETE.
Toninho marcou uma audiência pública para discutir a situação da estação e de outras situações envolvendo serviços de esgotamento da Cesan na região. Na ocasião também será debatida o projeto de pavimentação da avenida Manhuaçu, obra que envolve a canalização de um córrego.
Audiência será na próxima quinta(18) às 19h na Associação de Moradores de Nova Carapina.
Segundo Toninho, além da Cesan, foram convidados representantes da Prefeitura, Ministério Público, Justiça Estadual, Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS) além de lideranças comunitárias da região.
As águas da ETE Eldorado são lançadas num dos córregos que formam a lagoa Jacuném. Dali descem para a praia de Jacaraípe.
Em nota, a Cesan disse que a ETE de Eldorado está funcionando normalmente e que um operador trabalha diariamente no local. Quando a circulação de moradores na área a concessionária falou que existe uma cerca para delimitar o acesso.
A reportagem acionou o meio ambiente da Serra na última sexta(12) para saber se tem ciência dos problemas na estação relatados pelo vereador. Mas não teve retorno.