Com base eleitoral em Vista da Serra, o vereador Saulinho da Academia (Patriota) criticou Secretaria Municipal de Serviços (Sese). Na tribuna da Câmara, Saulinho reclamou que a limpeza e dragagem que está sendo feita no córrego Doutor Róbson, que corta a região, é inadequada e não vai impedir os alagamentos, problema que atinge historicamente em região em épocas de chuvas fortes.
O vereador se referiu diretamente ao secretário de Serviços, Ênio Bergoli, pedindo que revisse a dragagem que neste momento está sendo feita na altura de Planalto Serrano, trecho do córrego que fica abaixo de Vista da Serra.
Para Saulinho, o serviço deveria começar pela parte mais elevada do curso do Doutor Róbson no bairro Cascata, passando na sequência em Vista da Serra para só depois ir para Planalto Serra e por fim chegar às proximidades de Jacaraípe, onde o córrego cai na lagoa Juara. O pronunciamento foi na sessão da última segunda –feira (30).
Na quarta-feira (01), o vereador conversou com a reportagem e aumentou o tom das críticas. “Eles chegaram a limpar um pouquinho em Vista da Serra e Cascata, mas deixaram várias partes para trás e agora foram para Planalto Serrano. Além de estar fazendo a dragagem pela metade, a Prefeitura nem tem contrato para esse serviço, estão usando uma máquina emprestada pela Secretaria de Obras”, afirmou.
Saulinho foi além nas críticas. “O correto seria ter contrato específico para serviços de limpezas de canais. Por isso apresentei Projeto de Lei nessa direção, que acabou virando o Projeto Indicativo 179/21, que obriga a Prefeitura a fazer limpeza de todos os canais da cidade a cada seis meses. É bem mais barato que depois custear os efeitos das enchentes”, alfinetou.
Córrego pavimentado, galeria assoreada
Em 2009 a Prefeitura da Serra resolveu pavimentar parte do leito do córrego Doutor Róbson em Vista da Serra. Fica na avenida Argentina. Agora as águas correm sob uma galeria aonde por cima foi feita uma ciclova. A galeria se estende por mais de 500 metros até o córrego reaparecer e não há no trecho aberturas para que seja feita limpeza periódica.
Segundo Saulinho a galeria está assoreada e também precisa de intervenção. Ele considera que há viabilidade técnica para que o local seja dessassoreado.
Vale lembrar que o córrego Doutor Róbson desce de partes elevadas do Mestre Álvaro, de onde acaba trazendo bastante terra em épocas de chuva. Principalmente porque parte do morro é desmatado, tem pastagens, e já sente os efeitos da expansão urbana próximo ao local conhecido como Trilha Norte, onde funcionava o antigo Clube Mestre Álvaro.
Além disso o córrego recebe esgoto e resíduos sólidos dos bairros Cascata e Santo Antônio, este último na região do Horto (Jardim Botânico), o que agrava o entupimento da calha.
Secretaria diz que críticas tem “viés político” e que “não acrescenta em nada”
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Serviços rebateu as críticas feitas pelo vereador. Disse que a limpeza e dragagem do córrego Doutor Róbson seguem diretrizes técnicas, sendo executadas com duas máquinas e equipes que também fazem remoção manual de detritos. Confira íntegra da nota.
A Prefeitura da Serra lançou em janeiro de 2021 o Programa Serra Cidade Limpa e Saudável, em que uma das diversas ações é a limpeza de córregos, canais e valões no sentido de dar mais segurança às populações do município que residem nas proximidades dessas estruturas hídricas.
A gestão atual ampliou o quantitativo de equipes atuando nessa ação, contando com duas máquinas específicas e outras duas equipes manuais de limpeza. Nesse sentido, a atuação ocorre em quatro locais ao mesmo tempo, e toda a transparência é garantida por meio do Cronograma Semanal de Serviços, publicado no site www.serra.es.gov.br todos os domingos.
Nesta semana, por exemplo, as equipes manuais atuam no córrego Dr. Robson, em Planalto Serrano, e no canal de Nova Carapina I. As máquinas atuam no Córrego Laripe, em Vila Nova de Colares, e no valão de Taquara II. Todos os trabalhos são agendados dentro de uma lógica técnica, substanciada em critérios que levam em consideração os serviços já realizados nessas estruturas hídricas, o grau de risco à população, a dimensão da bacia de contribuição, o grau de assoreamento, dentre outros.
Os trabalhos desenvolvidos no Córrego Dr. Robson seguem uma sequência técnica. Na região de Cascata já foram realizadas duas limpezas de vegetação neste ano, sendo a última em agosto. Registra-se que tecnicamente, o Córrego Dr. Robson, na região de Cascata, não comporta, neste momento, intervenção com máquina.
Na região de Vista da Serra I e II, também já foi realizada, somente neste ano, três intervenções de limpeza manual no Córrego Dr. Robson. Em uma ocasião recente, de forma mecanizada, foi realizado o desassoreamento do final da galeria, que se constituía em ponto crítico, impedindo a vazão total da água em períodos chuvosos. Também, neste momento, não há necessidade de desassoreamento com máquina nessa região, sob risco de danificar as bordas do canal e causar erosão, fatos que levam ao assoreamento, ao invés de desassorear.
Na região urbana de Planalto Serrano, as operações também ocorrem de forma manual pela terceira vez no ano. Após o perímetro urbano, já foi iniciado de forma inédita um desassoreamento com máquina, objetivando-se chegar até a Lagoa Juara, escoamento final do Córrego Dr. Robson. Devido a acidente recente na BR 101, com derramamento de óleo, os órgãos ambientais estão atuando nesse trecho do Córrego e suspenderam, momentaneamente, o desassoreamento. Contudo, estima-se que essa operação retorne nas próximas semanas.
A Secretaria de Serviços atua em todas as microbacias hidrográficas do município da Serra com o objetivo maior de proteger as comunidades que vivem em risco nas margens de canais, córregos e valões. As ações serão ampliadas ainda mais sempre seguindo critérios e propósitos com fundamentação técnica, tendo em vista que esse assunto é muito impactante para grande parcela da população Serrana e que debates apenas sob viés político, não contribuem em nada para qualificar os trabalhos.
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…
Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…