Política

Vereador propõe obrigatoriedade de redes de proteção em apartamentos na Serra

Vereador William da Elétrica (PDT) é autor da proposta. Crédito: divulgação.

Na sessão ordinária desta segunda-feira (02) na Câmara da Serra, deve ser lido o Projeto Indicativo de Lei nº 103/2023, que torna obrigatória a instalação de redes de proteção em todas as varandas de apartamentos do município. A proposta, de autoria do vereador William da Elétrica, consta no Expediente do Dia que é requisito necessário para a posterior votação do projeto em Plenário.

Se aprovado, o texto determina que a responsabilidade pela instalação das redes será do proprietário do apartamento. Este deverá contratar profissionais qualificados para o serviço, garantindo a instalação conforme as normas técnicas vigentes. Os condomínios residenciais terão a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da lei. Aqueles que descumprirem estarão sujeitos a multas, com valores e caráter progressivo a serem definidos pelo órgão municipal competente. A proposta sugere ainda que os condomínios mantenham um registro dos apartamentos que já tenham as redes instaladas, facilitando a fiscalização.

A justificativa do projeto destaca a importância dessa medida para prevenir acidentes, especialmente quedas que podem causar lesões graves ou ser fatais. O texto enfatiza a vulnerabilidade de crianças e idosos, mais propensos a esse tipo de acidente. “A obrigatoriedade das redes visa garantir um ambiente seguro, proporcionando tranquilidade aos moradores e atendendo à demanda da sociedade por mais segurança nos imóveis”, argumenta o vereador William da Elétrica. O projeto não apresenta, contudo, multas ou sanções específicas para quem não cumprir a norma, caso se torne Lei.

Se lido no Expediente do Dia, conforme previsto na pauta Legislativa, o projeto estará pronto para ser votado pelos vereadores. Se aprovado, será enviado para análise do prefeito Sergio Vidigal. É importante ressaltar que, por ser um Projeto Indicativo, o Poder Executivo não possui obrigação de vetar ou sancionar. Na Serra, há raros casos de projetos indicativos que viraram leis municipais, mas ainda assim, continuam a ser discutidos na agenda administrativa da cidade.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

15 horas atrás

Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)

Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…

15 horas atrás

Estado abre concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.661

O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…

16 horas atrás

Governo Federal recua e desiste de fiscalizar PIX

O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…

16 horas atrás

Polícia desarticula esquema de adulteração de veículos na Serra

Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…

16 horas atrás

Quantas doenças podem estar por trás de uma simples coceira em um gato?

Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…

16 horas atrás