Criar uma Casa do Congo em Nova Almeida. Isso é o que o vereador Marcos Tongo (SDD) deseja. E o primeiro passo já foi dado. O parlamentar protocolou na Câmara da Serra um projeto de lei que pede a criação da Casa do Congo no balneário.
Enraizado na história do município, o congo se apresenta todos os anos na tradicional festa em homenagem a São Sebastião e a São Benedito, arrastando multidões pelas ruas do bairro.
Historiadores contam que a manifestação capixaba teve origem com a chegada de escravos africanos sobreviventes de um naufrágio ocorrido nas proximidades da costa de Nova Almeida.
Tendo em vista a importância cultural que o congo representa para Nova Almeida, o projeto foi criado com o objetivo de preservar a manifestação cultural.
Se aprovado, a Casa de Congo receberá o nome de “Mestre Nelson Ramos” em homenagem a mestre Nelson, que foi o responsável por conduzir os ensaios das bandas de congo durante muitos anos em Nova Almeida.
O local deverá ser utilizado para a realização de ensaios da banda mirim, para guardar os instrumentos musicais da banda e para o desenvolvimento de projetos sociais que visam garantir a manutenção da identidade cultural daquela comunidade.
Serra-sede
Na Serra-sede, já existe a Casa de Congo Mestre Antônio Rosa e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8 às 17h. Funciona na escada embaixo do Museu Histórico da Serra. Telefone: (27) 3251-5870. Ela foi fundada no ano de 2000.