Categories: Política

Vereador veta incentivo para recicláveis

Por Conceição Nascimento

No último dia 18 a Câmara da Serra reprovou o Projeto de Lei (PL) que obrigaria empresas que realizam obras públicas municipais a usarem uma cota mínima de material reciclado, como por exemplo, areia, brita e argila. O autor da proposta foi o vereador de oposição Gideão Svensson (PR) e obteve 11 votos contrários com apenas sete a favor.

Gideão questiona a reprovação. “Foi retaliação. É só incluir essa norma nas licitações, estimularia as empreiteiras no uso do material reciclado, a Serra não tem política definida para tratar o entulho, por isso existem vários pontos viciados”, disse.

Outro vereador que fez coro ao projeto é Gilmar Carlos (PT), “A maioria dos vereadores alega que não há empresas que ofertam materiais reciclados, mas quando se tornar obrigatório, vão surgir empresas que atendam à demanda. Reciclar é ajudar o meio ambiente”, defendeu Gilmar.

O líder do governo na Câmara, vereador Moreira (PMDB), que votou contra o projeto, diz que uma iniciativa dessas tem que partir do excetivo, e Gideão não abre diálogo com Audifax (Rede). “É intenção de Gideão que derrubemos o projeto dele, para depois fazer discurso, é um bom parlamentar, mas não chama o grupo para discutir, usa isso para fazer um carnaval, pensando na reeleição”, avalia.

O vereador Guto Lorenzoni (PP) que também foi contrário entende que devido ao custo o projeto é inviável. “A ideia é boa, mas da forma que foi posto é impraticável, o material reciclado é mais caro. E o projeto não é claro em vários pontos. Tem que ser discutido. A obrigatoriedade do uso de material reciclado pode inviabilizar obras. Votei contra a matéria, não contra a ideia”, afirma.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás