A Câmara Municipal da Serra aprovou, em uma sessão realizada na última segunda-feira (29), um projeto de lei que autoriza a realização do concurso público para a contratação de novos agentes da Guarda Civil Municipal. No entanto, durante a sessão, uma fala da vereadora Raphaela Moraes (Rede) causou polêmica e chamou a atenção dos presentes.
Ao se pronunciar, a parlamentar afirmou que os moradores da Serra se sentem mais seguros na presença dos agentes da Guarda Municipal do que na presença da Polícia Militar. “Nós moradores da Serra se sentimos mais seguros com a Guarda Municipal por perto do que com a própria Polícia Militar”, disparou Raphaela.
Sua declaração foi direcionada aos agentes da Guarda presentes, com a intenção de parabenizá-los pelo trabalho realizado na cidade, porém, foi recebida com descontentamento por parte dos servidores da Polícia Militar.
A declaração da vereadora Raphaela Moraes gerou uma reação imediata entre os militares do Espírito Santo. Desde a noite de segunda-feira, a fala polêmica tem circulado em grupos de WhatsApp.
É importante ressaltar que a Guarda Civil Municipal tem como função a proteção do patrimônio público, o apoio à população e a colaboração com as forças de segurança estaduais. Por outro lado, a Polícia Militar é responsável pela segurança ostensiva, prevenção e repressão de crimes, bem como pelo policiamento preventivo.
No entanto, na Serra – assim como em outras cidades brasileiras – os agentes da Guarda Municipal também cumprem o papel das forças policiais do Estado, impedindo crimes e agindo na proteção da população.
Nesta segunda-feira, por exemplo, a Guarda da Serra impediu uma tentativa de estupro que iria ocorrer no centro da cidade. O criminoso, um jovem de 18 anos, invadiu uma residência e tentou cometer o crime contra a moradora. Ele foi detido pelos agentes e levado a Delegacia Regional da Serra
O que diz a vereadora da Serra sobre a polêmica?
Ao Jornal Tempo Novo, a vereadora Raphaela Moraes afirmou que o vídeo que circula pelas redes sociais foi recortado e é malicioso. “A minha fala foi no sentido de dizer que a percepção da Guarda Municipal estar mais próxima da população pode se dar ao fato da Serra ter poucos policiais militares para atender o tamanho da cidade. Uma vez que o efetivo da Polícia Militar é pequeno não só para a Serra, mas para todo o ES”.
De acordo com Raphaela, a população respeita o trabalho da PM e da GCM. “E nós vereadores também. Basta olhar a quantidade de projetos que valorizam os guardas municipais que foram aprovados na Câmara de Vereadores, porém, nossa competência enquanto vereadores se restringe a GCM por ser uma política pública municipal”.
Por fim, a parlamentar disse que respeita a instituição Polícia Militar tanto que fez um vídeo se retratando por ter sido mal interpretada, ontem à noite. Porém diz sentir falta do Governo do Estado no sentido de valorizar a PM.
“Não vejo os policiais militares capixabas sendo valorizados pelo Executivo Estadual, precisam de melhores salários e condições de trabalho, além de aumento significativo do efetivo via concurso público.”
A fala concedida durante a sessão da Câmara da Serra na íntegra pode ser conferida abaixo, a partir dos 1:03:35: