Categories: Notícias

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil

A vereadora Raphaela Moraes (PP) protocolou na Câmara da Serra o Projeto de Lei número 380/2025, que assegura a prioridade de atendimento médico-hospitalar às mulheres vítimas de violência na cidade. O atendimento prioritário abrange os serviços públicos de saúde, com acesso imediato e desburocratizado aos serviços.

Fica a cargo do Poder Executivo a responsabilidade de promover campanhas
de sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde visando a identificação precoce e o acolhimento adequado das mulheres vítimas de violência, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes.

A vereadora justificou a iniciativa, pontuando que violência doméstica é uma grave violação dos direitos humanos e um problema de saúde pública que afeta mulheres em todo o mundo, independentemente de idade, raça, classe
social ou nível educacional.

“O objetivo principal deste projeto de lei é garantir que as mulheres vítimas de violência doméstica tenham acesso prioritário à assistência médica. Este atendimento imediato é crucial para minimizar os danos físicos e psicológicos causados pela violência, além de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas, ajudando-as a sair do ciclo de violência”, disse a vereadora.

A lei facilitará o atendimento das mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando um ambiente de acolhimento e respeito às suas necessidades urgentes. O atendimento imediato poderá reduzir significativamente o número de mortes e sequelas decorrentes de agressões domésticas, salvando vidas e promovendo a saúde e o bem-estar das mulheres”, completou.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…

11 horas atrás

CPF irregular: o que isso significa e como resolver

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta…

15 horas atrás

Aulas são suspensas após super chuva destruir teto de escola em Nova Almeida

As aulas foram suspensas após uma super chuva destruir o teto de uma escola em Nova Almeida, na Serra. Crédito:…

15 horas atrás

Ícone LGBT Silvetty Montilla faz show na Serra nesta sexta-feira

Considerada uma das maiores artistas da noite LGBT brasileira, Silvetty Montilla traz para a Serra o show “É o Que…

15 horas atrás

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…

16 horas atrás

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

1 dia atrás