Protetor solar para cobradores e motoristas de ônibus. Isto é o que quer a vereadora Neidia Maura Pimentel. A parlamentar fez um projeto de lei que está tramitando na Câmara da Serra onde é criada a obrigação do fornecimento do protetor solar gratuitamente para os trabalhadores de empresas de ônibus que tem sede no município.
As empresas não poderão descontar dos funcionários o valor do produto. A justificativa do projeto é que os cobradores e motoristas dos ônibus ficam expostos ao sol no trânsito durante toda sua carga horária o que pode causar várias doenças de pele que podem evoluir para câncer.
O fator de proteção solar a ser fornecido para os trabalhadores deverá ser superior a 15 FPS (grau de proteção) completa para raios UV-A e UV-B.
A vereadora Neidia explica que a cidade tem um clima muito quente e os trabalhadores não tem nenhum dispositivo para proteção. “Sabemos que o filtro não irá solucionar o problema, mas diminuirá em muito a sua incidência e o sofrimento desses trabalhadores”, justificou a vereadora.
Os funcionários também deverão ter orientação sobre como e quando usar a proteção.