Política

Vereadores abrem CPI para investigar empresa que fatura milhões explorando área pública de graça

Entrada do Tims: terreno concedido pelo Município à AGTI tem 2,4 milhões de m², dos quais a empresa constrói galpões e aluga para terceiros, sem pagar nada ao município.

Em conjunto, os 23 vereadores da Serra oficializaram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI – que é semelhante a já largamente conhecida CPI) para investigar a AGTI, que supostamente estaria explorando uma área pública de 2,4 milhões de m² sem pagar a tarifa de uso que consta no termo de concessão firmado em 1992.

A denúncia foi publicada pelo Jornal TEMPO NOVO na semana passada (e você pode ler na íntegra aqui). Em resumo, a AGTI – Andrade Gutierrez Terminais Intermodais S.A – detém a concessão do Tims – Terminal Industrial Multimodal da Serra.

No início dos anos 90, o polo industrial foi construído em uma área pública nobre, de 2,4 milhões de m², da qual a AGTI explora desde então, faturando alto por meio da construção e aluguel de galpões para grandes empresas, tudo isso sem pagar nada para o município da Serra, descumprindo o termo de concessão. De acordo com um especialista imobiliário, teriam deixado de entrar no caixa da cidade, cerca de R$ 20 milhões nos últimos 29 anos.

Na segunda-feira (01), o caso ganhou repercussão na Câmara Municipal da Serra, quando o vereador dr. William Miranda (PL) subiu à tribuna e cobrou uma ação do Poder Legislativo no sentido de investigar o caso. O parlamentar foi seguido por outros colegas que defenderam uma apuração dos fatos e punição à empresa, caso seja confirmado o não pagamento da tarifa de uso, conforme consta como item obrigatório no termo de concessão. Vale ressaltar, que o valor atual giraria em torno de R$ 500 mil/mês.

Na sessão seguinte, dessa última quarta-feira (03), foi lido e aprovado pelo plenário da Câmara a criação de uma comissão Especial de Inquérito – que se assemelha a uma CPI – para que os parlamentares investiguem mais profundamente o caso. A reportagem do TEMPO NOVO ainda não conseguiu apurar quem serão os membros dessa Comissão e quem poderá ser intimado para prestar esclarecimentos.

Como de praxe, a reportagem tentou contato com o outro lado, no caso a AGTI, que por sua vez, mesmo detendo uma concessão pública, continua se negando a prestar qualquer tipo de esclarecimento.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

17 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

17 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

18 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

18 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

19 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

19 horas atrás