O enfrentamento entre o prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) e o Legislativo municipal permanece a todo vapor. O motivo de discórdia que ganhou contornos esta semana foi as emendas parlamentares. Esta é a última semana para os vereadores apresentarem as emendas ao orçamento de 2017 e os parlamentares de oposição dizem que nesse mandato Audifax só tem contemplado seus aliados.
Aécio Leite (PT) é um dos mais críticos. “Estou no quarto ano de mandato, mas até agora não foi liberada nenhuma emenda para mim. Não sei aqui quem teve esta oportunidade. Colocar emenda é balela, peço ao prefeito que libere ao menos para os vereadores que estão saindo”, disparou.
Já Basílio da Saúde (Pros) resumiu. “Recebem emendas apenas vereadores que votam com o prefeito. Nós, tidos como oposição, somos boicotados e não temos emendas liberadas”.
Cezar Nunes (Rede), um dos vereadores do núcleo do prefeito, afirma que conseguiu liberar parte do que propôs ao orçamento. “Consegui liberar 80% das minhas emendas. O orçamento vai incluir as emendas de vereadores não reeleitos e vou cobrar que sejam liberadas”, disse.
O governista Miguel da Policlínica (PTC) defende a administração alegando que este ano não havia emendas a liberar. “Por consenso, as emendas foram retiradas quando votamos o orçamento. Mas em anos anteriores eu consegui liberar”, detalhou.
Sobre o assunto, o assessor especial do prefeito para assuntos institucionais, Ismael Nardoto, disse que houve prejuízo pela não transferência de recursos de convênios estaduais e federais, mas não há prioridade a aliados. “Alguns vereadores que pediram drenagem e pavimentação foram atendidos, mas a maioria não foi possível atender. A crise financeira está impossibilitando o cumprimento à risca de todas as demandas. Então, não se trata de priorizar um ou outro grupo, mas pela disponibilidade e direcionamento dos recursos, atendemos às emendas”, explicou.
Orçamento
Sobre a queda de braço entre Audifax e a oposição referente ao orçamento municipal de 2017, uma audiência pública para discutir o Projeto, será realizada no próximo dia 12 (segunda-feira), às 15h, no Plenário da Câmara da Serra. Devem participar vereadores, parte da equipe do prefeito e populares. O objetivo é apresentar a peça à sociedade e detalhar pontos que precisam ser esclarecidos.
Esta semana o prefeito Audifax Barcelos (Rede) usou as redes sociais para falar sobre o assunto. “Venho pedir aos vereadores, especialmente à Mesa Diretora da Câmara, que coloque em discussão, pois quem sai perdendo com isso é o morador”, discursou.
O vídeo causou reações entre vereadores de oposição, que intensificaram as críticas a Audifax. Sobre o assunto, Aldair Xavier refutou que o prefeito está causando mal estar sobre a situação. “É ele quem está tumultuando o processo. Não pode ficar falando coisas que não condizem com a verdade. Estamos discutindo o orçamento, já pedi para agilizar as emendas, vamos realizar a primeira audiência pública na segunda, os representantes do prefeito pediram esta