Notícias

Vereadores aprovam criação do Fórum dos Conselhos de Escola da Serra

O Fórum nasce como instrumento de democratização da gestão escolar e da promoção da qualidade social da educação na Serra. Crédito: Divulgação

A Câmara da Serra aprovou nessa segunda-feira (22), por unanimidade, o projeto de lei nº 100/2024, do vereador Professor Alex Bulhões (PP), que institui e regulamenta o Fórum dos Conselhos de Escola das Unidades Municipais de Ensino da Serra.

Segundo a proposta, o Fórum consiste num colegiado de caráter deliberativo, cujas finalidades são o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a efetivação do processo democrático nas unidades de ensino municipais e nas diferentes instâncias decisórias da educação.

Conforme o texto aprovado, o Fórum nasce como instrumento de democratização da gestão escolar e da promoção da qualidade social da educação. “Em outras palavras, o Fórum dos Conselhos de Escolas surge para colocar em prática o conceito de uma educação como instrumento de transformação social e de cidadania”, explicou o autor do projeto, vereador Professor Alex Bulhões.

O projeto prevê uma ampla composição formada por representantes dos Conselhos de Escola – um de cada unidade de ensino -, além de dois representantes da Secretaria Municipal de Educação da Serra (SEDU). A diretoria, por sua vez, terá a participação de dois membros da SEDU e dois do Conselho de Escola de cada região geopedagógica – ou seja, onde ocorrem práticas educacionais específicas e integradas ao ambiente geográfico local -, e será presidida por um dos membros representantes dos Conselhos escolares.

Ainda de acordo com o projeto, o Fórum terá o papel de representar os Conselhos de Escola em diferentes espaços de discussão e formulação de políticas públicas, como no Conselho Municipal de Educação da Serra e no Fórum Municipal de Educação.

”O Fórum nasce para ser um espaço de debates, formulação e acompanhamento das políticas públicas em prol de uma gestão escolar mais democrática e de uma educação de qualidade em nosso município. Com ele, a educação na Serra só tem a ganhar, pois irá fortalecer a atuação dos Conselhos de Escola”, ressaltou Alex Bulhões.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

14 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

14 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

14 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

15 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

1 dia atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

1 dia atrás