Política

Vereadores da Serra criam consenso, anunciam Saulinho para presidência e afastam conflitos

Juntos, Caldeira e Saulinho anunciaram chapa única para eleições internas na Câmara da Serra; fato que não ocorre desde 2011. Foto: Ana Paula Bonelli

As eleições para a mesa diretora da Câmara da Serra serão adiantas de novembro para a próxima semana. O anúncio foi realizado ao Jornal TEMPO NOVO na tarde desta terça-feira (2) pelo atual presidente do Legislativo, Rodrigo Caldeira. De acordo com ele, os 23 vereadores entraram em consenso e decidiram por uma composição de chapa única, que será liderada pelo parlamentar Saulinho da Academia. Isso não ocorre desde eleição de 2011, que á época, alçou o então vereador César Nunes para a presidência.

A decisão ocorre após tensões envolvendo a Casa de Leis, mas que de acordo com Rodrigo e Saulinho, foram superadas. Em conversa com a reportagem, Rodrigo Caldeira afirmou que o clima na Câmara, neste momento, é de harmonia, inclusive, com o Poder Executivo; e anunciou que as eleições para a presidência serão realizadas o mais rápido possível.

“Fizemos uma conversa e estamos fazendo a composição. Vamos fazer a eleição o mais rápido possível, só tenho que ver na Procuradoria como anda o processo, mesmo sendo composição, precisa ter todo um rito, então vamos colocar para votar assim que tiver tudo certo. Isso deve acontecer até a próxima semana, não sei se segunda-feira (dia 08) pode, mas talvez na quarta-feira (10) já colocamos”, explicou.

Ainda de acordo com Rodrigo Caldeira, a chapa será única e já tem nomes pré-definidos, entretanto, ainda precisam ser confirmados. A certeza, segundo Rodrigo é que Saulinho encabeçará a chapa na função de presidente.

“Eu não pretendo colocar nenhuma chapa [de oposição], será chapa única. Já temos alguns nomes e agora vamos decidir, já está tudo no consenso. O ‘cabeça’ de chapa será o vereador Saulinho, que vai passar a presidir em comum acordo com o atual plenário a partir do dia 1 de janeiro de 2023”.

Saulinho confirmou o avanço dos diálogos entre os vereadores. “As informações procedem, entramos em um consenso e sabemos que isso é o melhor pra cidade, o melhor pra Câmara da Serra, isso é a união dos 23 vereadores. Queremos fazer uma governabilidade da Câmara com o Executivo, estamos bem unidos, os 23 vereadores”, disse Saulinho.

Tanto Rodrigo Caldeira, quanto Saulinho da Academia, afirmaram que essa composição dará um gestão de continuidade à Câmara.

Isso quer dizer que a transição de gestão deve ser um ritmo adequado para que não haja dificuldades administrativas durante o processo. Rodrigo adiantou também que esse ano, a Câmara vai devolver aos cofres públicos, cerca de R$ 2 milhões – recursos estes oriundos de economias internas e enxugamento de máquina pública.

“Estamos num momento que não temos base e oposição aqui; o debate é técnico e com em cima dos projetos. O problema é que há uma disputa eleitoral no meio do caminho [referindo-se as eleições gerais no Brasil] e isso as vezes gera algum tumulto, mas são coisas que se superam com diálogo”, disse Rodrigo Caldeira.

Saulinho completou: “esse movimento de consenso quebra o ciclo de conflito que vem desde uma década atrás, eu vejo que aqui nesta Casa tem pessoas maduras e chegou no consenso que a briga não leva a lugar nenhum. Só ia atrapalhar a governabilidade do prefeito, dos vereadores, e nós não queremos isso”, finalizou Saulinho.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

16 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

16 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

18 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

19 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

20 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás