Discursos com tom de despedida marcaram a sessão da Câmara da Serra nesta quarta-feira (16), faltando pouco mais de duas semanas para o fim dos mandatos dos atuais vereadores da cidade. Enquanto alguns parlamentares estão em clima de recesso, não frequentando mais as reuniões da Casa, os novatos já participam dos encontros, acompanhando os trabalhos no plenário. Faltam mais duas sessões ordinárias para o fim do mandato dos atuais parlamentares, previstas para os dias 21 e 23 de dezembro.
Cleusa Paixão (PMN) e Guto Lorenzoni (PP) iniciaram a série de discursos com ares de prestação de contas. Roberto Catirica (Pros) aproveitou para dar início às críticas sobre a administração municipal, faltando duas sessões para encerrar o seu mandato no legislativo serrano. Já o vereador Fabio Latino (PSB), em um discurso emocionado, falou sobre o seu sentimento, após atuar por apenas nove meses no Legislativo, alertando que conseguiu emplacar 12 projetos no período.
Um ponto que gerou discussões foi o abono dos servidores, cujo projeto apresentado pelo Executivo foi devolvido, após pedido do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Alguns vereadores criticaram o fato de o PL ter sido enviado à Casa, apesar da inconstitucionalidade.
Após os discursos, a Câmara passou a votar projetos de Decreto Legislativo que versam sobre liberação de comendas a serem concedidas durante a sessão solene em alusão ao Dia do Serrano, comemorado no dia 26 de dezembro.